Como celebrar o Dia Internacional do Obrigado com as crianças?

Como celebrar o Dia Internacional do Obrigado com as crianças?

O Dia Internacional do Obrigado, celebrado  em 11 de janeiro, é uma data significativa que instiga a reflexão sobre a importância da gratidão nas nossas relações. Esta ocasião propicia um momento oportuno para ensinar aos mais jovens o valor do reconhecimento e a expressão sincera de agradecimento.

Afinal, independentemente de cultura ou nacionalidade, o gesto de dizer "obrigado" pode fortalecer laços, disseminar positividade e desenvolver empatia e, partilhar essa celebração com as crianças não apenas enfatiza uma atitude de gratidão em seus comportamentos cotidianos, mas também contribui para o seu crescimento emocional e social.

A importância de ensinar gratidão às crianças

Ensinar gratidão às crianças é fundamental para o desenvolvimento de uma postura emocional positiva e para o fortalecimento de relações sociais saudáveis. Ao aprenderem a expressar gratidão, crianças:

  • Desenvolvem empatia, começando a reconhecer e valorizar os sentimentos e ações dos outros.
  • Cultivam a positividade, focando nas coisas boas que acontecem em suas vidas, em vez de se fixarem no negativo.
  • Aprendem a ser menos materialistas, compreendendo que os aspectos não tangíveis da vida, como o amor e a amizade, são preciosos.
  • Incentivam o altruísmo, ao expressarem gratidão, são mais propensas a praticar atos de bondade.
  • Melhoram sua saúde mental, uma vez que a gratidão está associada a uma melhor resiliência emocional.

Desse modo, incorporar o ensino da gratidão no dia a dia das crianças contribui para que cresçam como adultos conscientes, equilibrados e felizes.

Atividades para celebrar o Dia Internacional do Obrigado com os pequenos 

  • Cartões de agradecimento: Encoraje as crianças a expressarem gratidão, criando cartões personalizados para entregar a familiares e amigos. Se não for possível entregá-los pessoalmente, envie por WhatsApp ou poste em suas redes sociais! 
  • Áudios pelas redes sociais: Envio de áudios para pessoas que a criança gosta e se sente grata e feliz por ter perto: tios, primos, professores, amiguinhos. 
  • Árvore da Gratidão: Com papel e canetas coloridas, peçam às crianças para escreverem mensagens de agradecimento e pendurá-las numa árvore decorativa. Essa atividade também pode ser feita na escola, com auxílio dos educadores.
  • Cápsula do tempo da gratidão: Confeccione uma cápsula onde todos possam inserir notas de agradecimento para serem lidas daqui um tempo, ou no final do ano. 

Dia internacional do obrigado

Compartilhando agradecimentos: Roda da gratidão em família

Uma prática significativa para celebrar o Dia Internacional do Obrigado com crianças é introduzir a "Roda da gratidão em família". Este momento especial pode acontecer ao redor da mesa de jantar, antes das refeições ou na sala de estar, o que estiver mais de acordo com a sua rotina familiar. Cada membro da família, por sua vez, compartilha algo pelo qual está grato. Pode ser:

  • Agradecimentos por algo pequeno, como um brinquedo favorito, um dia ensolarado ou pelos animais. 
  • Reconhecimento por atos de bondade, seja de um irmão que compartilhou um lanche ou de um pai que leu uma história antes de dormir.
  • Apoio e amor entre os membros da família, fortalecendo os laços e cultivando a empatia.

familia em dia internacional do obrigado

Essa atividade permite que todos os membros da família expressem gratidão e aprendam a valorizar as pequenas coisas do dia a dia.

Conclusão: Refletindo sobre o valor da gratidão

Ensinar gratidão às crianças é implantar um pilar fundamental para o desenvolvimento de uma vida emocional saudável. 

Desse modo, mostrar aos pequenos sobre a importância de agradecer não somente promove um comportamento positivo, como cultiva empatia e fortalece laços sociais. 

Assim, no Dia Internacional do Obrigado, ao envolver as crianças em atividades que enfatizam o agradecimento, pais e educadores estão também incutindo neles o reconhecimento pelas pequenas e grandes coisas.

Esse valor, uma vez aprendido, reverbera através de uma vida mais harmoniosa e de relacionamentos mais ricos e significativos!  

 

Leia também: Pote da Gratidão: um recurso para o seu ano em família ser maravilhoso! 

 

Que tal colocar esses valores em prática agora mesmo?

Nos conte como será o Dia Internacional do Obrigado na sua casa ou compartilhe essa matéria nas suas redes sociais clicando no botão aqui embaixo! 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.