Como empoderar outras mulheres? - SunKids

Como empoderar outras mulheres?

Antes de falarmos sobre como empoderar outras mulheres, precisamos dar um passo atrás para entender o conceito de empoderamento. 

O empoderamento feminino representa um estado de consciência, tanto individual quanto coletivamente, de que as mulheres são donas de suas próprias ações e protagonistas de suas próprias vidas. E, embora pareça óbvio, na prática, os desafios a essa independência e autoconfiança são muito maiores. 

Assim, empoderar outras mulheres, significa ouvi-las e incentivá-las em seus objetivos e sonhos, de modo que se sintam confiantes para transformar a realidade em que vivem. Confira abaixo quatro ações que podem contribuir nisso. 

 

Como empoderar outras mulhers

1. Como empoderar outras mulheres: haja com empatia e ouça sem julgamentos

O primeiro passo para capacitar outras mulheres é ouvir e apoiar. As mulheres sentem muita pressão em diversas áreas da vida, sendo importante que elas tenham alguém que possa ouvi-las sem julgamentos ou críticas.

Afinal, significa muito quando alguém realmente ouve você, conta sobre os problemas e sente-se em ambiente seguro para relatá-los. 

De fato, uma das melhores maneiras de empoderar outras mulheres, é entender como elas se sentem sobre seus problemas. Então, quando se perguntar “como empoderar outras mulheres”, lembre-se de começar com a escuta atenta e que visa à compressão 

2. Como empoderar outras mulheres: inspire pela sua história e se ofereça como mentora  

Parte muito importante de empoderar outras mulheres é compartilhar sua história. 

Você capacita outras mulheres quando compartilha experiências que podem inspirá-las a serem melhores em suas próprias vidas.

É ainda mais poderoso se a história se relacionar com o que elas estão passando naquele momento e as inspirar a algo positivo e que seja bem-sucedido.

Já pensou no valor que a sua história pode ter para empoderar outras mulheres? 

Nesse mesmo sentido, se tornar uma mentora é ser alguém com quem as mulheres podem contar, admirar e aprender caminhos para seguir. 

Até mesmo porque, quando você capacita outras mulheres, isso mostra a elas como elas também podem se fortalecer aprendendo com as experiências de outras pessoas na vida, chegar onde você chegou! 

A orientação é uma ferramenta fundamental, pois oferece esperança e inspiração. 

3. Mostre seu apoio às mulheres que são mães, principalmente as mães de crianças pequenas 

Todo mundo já presenciou alguma cena na qual uma criança desobedece à mãe em público num ato de teimosia, gerando um extremo desconforto e constrangimento. 

Da próxima vez que testemunhar cena parecida com essa, pisque para essa mãe, ofereça ajuda. Na maioria das vezes, a mulher que está ali tentando lidar com o caos do filho que não está compreendendo-a naquele momento, precisa muito da nossa compreensão. Mais do que podemos imaginar. 

De modo geral, mães de filhos pequenos precisam de bastante apoio para conseguirem continuar em suas carreiras sem ser prejudicadas pelas demandas da maternidade, assim como precisam para continuar se lembrando que são potentes enquanto mulheres, com beleza e quereres - para além da maternagem. 

 

como empoderar outras mulheres

4. Empoderar é sobre incentivar 

O poder das palavras percorre um longo caminho quando se trata de empoderar as mulheres. 

Portanto, se você é alguém que fala negativamente sobre outras pessoas, suas palavras não vão fortalecer ninguém. Em vez disso, empodere outras mulheres usando palavras para apoiá-las e encorajar ações positivas.

Seja entre o seu círculo de amigas, familiares ou colegas de trabalho, busque acolhê-las em um ambiente fora da competição tão negativa: aquela que compara corpos, talentos, entre outras condições.  Eleve as mulheres a sua volta! 

Busque enviar mensagens positivas umas às outras sempre que possível, de encorajamento e apoio de modo recíproco. Nutrir e ser nutrida. 

De modo que você esteja lá para carregar outras mulheres consigo e deixe-as que a carreguem também. Sobretudo, o empoderamento feminino existe para fortalecer a todas nós e é assim que criamos meninas mais fortes e confiantes para o futuro.  

 

como empoderar outras mulheres

Gostou desse conteúdo? Siga a SunKids nas redes sociais e fique sempre por dentro do universo feminino e infantil! Estamos no Facebook, Youtube e mais presentes no Instagram. 

 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.