Pesquisas confirmaram que o desenvolvimento de uma coordenação motora ampla pode ser influenciado por problemas na visão durante a infância - SunKids

Pesquisas confirmaram que o desenvolvimento de uma coordenação motora ampla pode ser influenciado por problemas na visão durante a infância

Sabemos como uma coordenação motora ampla faz diferença no desenvolvimento e amadurecimento de uma criança, já que tal característica consegue proporcionar um melhor desenvolvimento dos músculos, uma melhor desenvoltura de movimentos, postura, entre outros hábitos bem importantes. Entretanto, alguns estudos mostraram que os problemas oculares podem afetar diretamente o desenvolvimento desta coordenação durante a infância, algo que merece uma maior atenção.


Tal assunto não era discutido ou ouvido em nenhum lugar há um tempo atrás, entretanto, o caminho no qual a sociedade está caminhando é realmente preocupante, e por conta disso, diversos influenciadores, marcas, empresas e até mesmo a mídia no geral começaram a dar uma maior atenção e importância para os problemas oculares desenvolvidos na infância.


Na atualidade, podemos contar que pouco mais de 30% de toda a população utilizam algum tipo de óculos com lentes corretivas, para assim, contornar alguma síndrome ou problema na visão. Estes números cresceram desde que a tecnologia começou a fazer parte do dia a dia das pessoas, e por conta disso, a tendência é que essa quantidade cresça ainda mais.

Caso você não deseje que o seu filho acabe desenvolvendo algum problema em sua visão, e assim tenha o desenvolvimento de uma boa coordenação motora ampla, recomendamos que preste muita atenção em todas as informações e dicas citadas abaixo, pois elas com certeza serão úteis para você.

Problemas na visão realmente podem atrapalhar o desenvolvimento de uma coordenação motora ampla?

A coordenação motora é uma característica que todos os seres humanos e animais possuem, já que sem ela, não conseguiríamos ter uma postura adequada, sentar, andar, correr, comer, escovar os dentes, e todas as demais atividades que exigem a utilização de um ou mais partes do corpo.

 

Contudo, durante a infância, um dos procedimentos mais difíceis e que os pais auxiliam as crianças a passarem, é no desenvolvimento da coordenação motora, para que assim, a criança possa começar a sentar, andar, comer, e futuramente, ler, escrever, praticar atividades físicas, entre outros.

Entretanto, diversos fatores externos e internos conseguem influenciar diretamente no desenvolvimento desta coordenação, e dentre eles, a visão se tornou um dos principais, algo que já foi comprovado através de pesquisas.

Por que tal influência acontece?

Pode-se dizer que a infância é o período em que a visão apresenta o seu maior ápice de fragilidade, já que o desenvolvimento natural do corpo humano proporciona uma grande falta de proteção, algo que dura até os 5 anos de idade (em média). Com isso, desde o nascimento até este ponto, é essencial realizar todos os testes oftalmológicos, além de fazer consultas periódicas com tal profissional.

 

Tal rotina conseguirá garantir que a visão do seu filho seja desenvolvida de maneira saudável, e mesmo que exista algum problema, ele deverá ser notado precocemente, impedindo o seu desenvolvimento e facilitando o tratamento. Dentre os exames que devem ser realizados nesta etapa, o teste do olhinho é um dos mais importantes, já que ele consegue detectar com antecedência inúmeros problemas que costumam aparecer na infância.

 

Com isso, é um fato que os problemas na visão influenciam diretamente outros fatores e características da criança, como por exemplo a concentração, produtividade, sono, entre outros. Com isso, tais influências em conjunto atrapalham o desenvolvimento de uma coordenação motora ampla.

 

Atente-se para criar uma rotina de visita periódica ao oftalmologista

Muitas pessoas acham que uma rotina oftalmológica para as crianças serve para impedir completamente o desenvolvimento de qualquer problema ocular, entretanto, tal ponto é algo impossível. O verdadeiro objetivo desta rotina, é verificar se está tudo em ordem com a visão da criança enquanto o seu crescimento, e caso não esteja, o tratamento deverá começar o quanto antes.

 

Tal prática consegue impedir que o desenvolvimento de uma coordenação motora ampla seja influenciado, e até mesmo garante que a criança não sentirá dores ou demais incômodos em sua visão.

Ainda existem possibilidades de cura!

Felizmente, também não podemos ignorar o dado entregue pela OMS (Organização Mundial da Saúde), na qual diz que a cada 10 casos de problemas oculares infantis, 8 poderiam ser tratados e curados caso fossem descobertos com mais antecedência. Portanto, mesmo que o seu filho acabe desenvolvendo algum problema ocular, como a miopia, não significa que ele precisará viver com tal problema para sempre, já que a cura ainda é uma opção, evitando completamente que o desenvolvimento da sua coordenação motora ampla seja atrapalhado.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.