Férias em casa com as crianças: Dicas infalíveis para se inspirar - SunKids

Férias em casa com as crianças: Dicas infalíveis para se inspirar

Nem sempre é possivel combinar as férias dos adultos com as férias escolares das crianças, nesse caso, passar as férias em casa, acaba sendo a saída, mas nem por isso, a diversão e os bom momentos estão fora do jogo, muito pelo contrário. 

As férias escolares são sempre um momento maravilhoso para as crianças relaxarem e recarregarem suas baterias.

É um momento para dormir até tarde, brincar ao ar livre e claro, passar um tempo de qualidade com a família. 

E, mesmo que se passem as férias em casa, sem viajar, existem muitas maneiras de criar momentos memoráveis e manter seus filhos felizes, entretidos e longe do tédio.  

Com um pouco de criatividade e planejamento, você pode transformar sua casa em um destino de férias repleto de diversão que seus filhos vão adorar e se lembrar mesmo depois de crescidos. 

Nas linhas abaixo, reunimos atividades que podem ser realizadas por toda a família, sem estourar orçamento e com muita diversão. Boa leitura!   

Mas antes, uma reflexão: 

Você se lembra quais são as melhores lembranças de férias de criança que você traz no coração? O que essas memórias têm em comum? 

Aqui já te adiantamos: momentos marcantes que nos dão saudade, são feitos quando estamos com aqueles que mais amamos. O lugar pode variar, a atividade também, mas as pessoas são fundamentais. 

Desse modo, passar férias em casa, oferece a oportunidade perfeita para explorar passeios locais, experimentar novos hobbies e passar tempo com amigos e familiares.

Além disso, também permitem que as crianças tenham um tempo de inatividade necessário para descansar e se recuperar do estresse escolar. 

 

Férias em casa com a SunKids

Atividades para toda a família de férias em casa 

As férias em casa são uma ótima oportunidade para experimentar novas atividades em família. Aqui estão algumas ideias para atividades que toda a família pode fazer juntas:

Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças

Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são atividades clássicas que nunca saem de moda e agradam membros de todas as idades. 

Inclusive, pedagogicamente falando, são uma ótima maneira de passar tempo juntos e trabalhar em equipe para resolver problemas. 

Alguns jogos populares para todas as idades incluem: Banco Imobiliário, Perfil, Imagem & Ação e Detetive. 

Quebra-cabeças são outra atividade divertida que toda a família pode fazer juntos. Escolha um quebra-cabeça desafiador e trabalhe em equipe para montá-lo. 

Cozinhando juntos

A culinária é uma atividade divertida e super educativa que toda a família pode desfrutar. 

Assim, escolha uma receita que todos gostem para prepararem juntos. As crianças podem ajudar com tarefas simples, tais como misturar ingredientes ou decorar sobremesas, enquanto os adultos podem lidar com tarefas mais complexas, como por exemplo cozinhar a carne. 

De qualquer modo, cozinhar juntos oferece uma ótima oportunidade para ensinar habilidades culinárias úteis, como medição e segurança na cozinha, não concorda? 

Noites de cinema em família

Noites de cinema em família são uma atividade divertida e relaxante para as férias em casa. 

Basta escolher um filme que todos gostem e preparar algumas guloseimas para aproveitarem juntos. 

Você pode transformar sua sala em um cinema, com pipoca, refrigerante e algum docinho. Ah! Não esqueça de checar a classificação indicativa do filme antes de dar o play, assim você garante que o conteúdo será seguro e interessante para toda a família.  

 

SunKids: Férias em casa em família

Explorando a natureza

Passar as férias em casa é um ótimo jeito de explorar a natureza local. 

Para tanto, busque visitar um parque local, fazer uma caminhada, andar de bicicleta ou fazer um piquenique, que tal? 

Explore trilhas locais e tente identificar diferentes tipos de plantas e animais.. A natureza oferece uma infinidade de atividades divertidas e educacionais para todas as idades. 

E em cada criança mora um pequeno explorador esperando apenas para começar sua expedição, seja no parque municipal ou no jardim de casa. 

 

Férias em casa com as crianças SunKids

De férias em casa: Mãos à obra!  

A prática do artesanato é outra atividade divertida que as crianças podem fazer em casa e é excelente para motricidade e criatividade. 

Você pode comprar  kits de artesanato ou reaproveitar materiais que já tem em casa. O que importa aqui é deixá-las livres para criarem peças como colares, pulseiras, chaveiros, quadrinhos e o que mais a criatividade delas deixar. 

Para crianças menores, brincar com massinhas, slime, argila é sempre uma ótima pedida de atividade “mão na massa”. 

Aqui também podemos incluir os brinquedos de montar, tais como legos, blocos, entre outros. 

Independente da idade, são sempre muito bem-vindos contra o tédio e um sucesso entre as crianças das mais variadas idades. 

Apenas lembre-se de verificar a classificação indicativa de cada brinquedo para que as crianças brinquem seguras com o tamanho das pecinhas.  

 

Ferias em casa: brincadeiras

Videogames, tablets e celulares 

De férias em casa, é claro que as crianças se sentirão muito mais tentadas a passar mais tempo em frente às telas. 

De qualquer modo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo de tela recomendado para menores de dois anos é zero. 

Crianças de dois a cinco anos devem se expor a uma hora por dia a celulares e tablets; entre seis e dez anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.  

A SBO  ainda orienta que se evite telas eletrônicas durante as refeições e perto do horário de dormir. 

Criando memórias para a vida toda de férias em casa

Alice Andrade, que atua no setor de Atendimento ao Cliente da SunKids, conta que nas férias da sua filha, Débora, 6 anos, o que mais importa é o espaço para criar e brincar. 

No período das férias de julho, sua casa se transforma em um verdadeiro refúgio para a família que aproveita o merecido descanso da rotina diária, longe do despertador que não precisa tocar tão cedinho, indicando que há ausência de pressa nas manhãs. 

Durante esse período especial, as brincadeiras ganham ainda mais destaque. Sobretudo, as clássicas brincadeiras de casinha, cozinhar e  mamãe e filhinha. 

Com a presença da prima que está passando as férias por lá,  a criatividade corre solta e a casa se transforma no cenário perfeito para as mais diversas histórias que as pequenas conseguem imaginar. 

Depois do horário de expediente, Alice e o esposo Gabriel se unem à duplinha dinâmica para aproveitar sessões de cinema em casa, desfrutando de filmes na Netflix e saboreando pizzas e outras gostosuras permitidas nessa temporada de férias. 

Nessas horas, a sala ganha uma nova configuração com colchões espalhados, criando um ambiente completamente aconchegante e no qual a rotina estabelecida ao longo do ano cede lugar a uma atmosfera mais livre e descontraída, onde a busca pela felicidade é o objetivo principal. 

Para a mamãe Alice, as férias são exatamente sobre isso. Uma chance fundamental para permitir que as crianças sejam felizes e expressem sua criatividade, sem medo de bagunças e com total liberdade para aproveitar cada momento.

Concluindo o assunto 

Passar as férias em casa com as crianças pode ser uma ótima maneira de ter mais tempo de qualidade com a família e criar memórias duradouras juntos.

Pois é enquanto nos envolvemos em atividades divertidas e significativas que estamos construindo laços afetivos mais fortes e criando memórias que durarão uma vida inteira. 

Afinal, são esses momentos de risos contagiantes, descobertas emocionantes e demonstrações de amor que ficarão gravados, à medida em que fortalecemos os laços familiares e cultivamos a cumplicidade.

Portanto, quando estiver de férias em casa, que este seja um tempo reservado para a alegria, descobertas fascinantes e momentos de conexão genuína.   

E que seja também um lembrete poderoso de que a felicidade reside nos laços familiares, no tempo de qualidade dedicado uns aos outros e na gratidão por termos uns aos outros na mesma jornada.  

Essa matéria foi útil para você? Compartilhe com quem você quer criar bons momentos nas próximas férias!

E nos siga no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades da SunKids, irradiando amor e proteção, em todos os seus momentos. 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.