Entenda todas as principais características e objetivo de um óculos de descanso - SunKids

Entenda todas as principais características e objetivo de um óculos de descanso

Um dos assuntos mais comentados em todo o mercado oftalmológico, é em relação aos óculos de descanso, já que ainda podemos contar com uma grande parcela da população que possui certas dúvidas em relação aos mesmos, algo proveniente da falta de divulgação das informações referentes a eles. Para mudar esta situação, nós da SunKids resolvemos separar as principais características sobre os óculos para descanso.

Afinal, o que é um óculos de descanso?

A definição e funcionalidade de um óculos de descanso acaba se resumindo quando olhamos para o seu nome, que consegue ser bem objetivo. De maneira geral, um óculos desta categoria se trata de um óculos que possui lentes sem nenhum grau (não foram feitas para corrigir algum erro de refração ocular).

Entretanto, elas também não podem ser consideradas como lentes comuns, já que elas foram projetadas para entregar uma situação de conforto para os nossos olhos durante o seu uso, como por exemplo: durante leituras, utilização de eletrônicos, ambientes extremamente claros, entre outros.

Para que ele serve?

Vale dizer que um óculos de descanso é definido por mais de um objetivo, já que tal ponto varia de acordo com os tipos de lentes que encontramos em determinado modelo. Entretanto, o principal objetivo que conseguimos observar em todos estes óculos, é a sua capacidade de proteger os olhos de alguns fatores externos, tendo um uso extremamente recomendado por todos.

Em conjunto com tal característica, vale dizer que as lentes desses óculos podem apresentar alguma característica ou funcionalidade especial, como por exemplo: bloqueio de luzes azuis, proteção UV, polarizadas, entre outros. Estas características vão definir o objectivo secundário que aquele óculos possui.

 

Um óculos de descanso é indicado para quem?

Muitas pessoas não sabem, mas diversos estudos já foram feitos por inúmeros oftalmologistas, em busca de comprovar a eficiência de um óculos de descanso, e com isso, na atualidade podemos dizer que todos os oftalmologistas recomendam a utilização destes óculos para qualquer pessoa que queira manter uma boa saúde ocular, evitando o desenvolvimento de alguns sintomas que podem influenciar a vista, ou até mesmo o desenvolvimento de alguma doença ocular.

Entretanto, na maioria dos casos, um óculos de descanso é recomendado para uma pessoa que apresente algum sintoma que indique um certo abuso sobre a utilização dos olhos, como por exemplo:

  • Dores frequentes de cabeça;
  • Visão turva após utilizar aparelhos eletrônicos;
  • Fadiga e irritação ocular;
  • Fotofobia;
  • Grande coceira nos olhos;
  • Vermelhidão ocular;
  • Lacrimejo;
  • Entre outras.

 

4 principais características apresentadas e oferecidas por tal óculos

Tendo isso em mente, é um fato que você já sabe a definição e principal funcionalidade que um óculos feito para descanso ocular possui, e portanto, chegou o momento de conhecer algumas características e curiosidades principais apresentadas por tais óculos, algo que a grande maioria da população desconhece, e por conta disso, acabam descartando a opção de adquiri-los.

Idade

Com o passar do tempo, o rumor que apenas idosos devem utilizar óculos para descanso foi espalhado por toda a sociedade, entretanto, estudos já comprovaram que este rumor está completamente errado. Não devemos esperar a nossa visão apresentar algum problema para adquirirmos hábitos saudáveis sobre a visão. Portanto, qualquer pessoa de qualquer idade pode (e deve) utilizar um óculos para descanso.

Lentes corretivas

Também existe o rumor que um óculos de descanso serve para corrigir erros de refração ocular, como por exemplo: miopia, astigmatismo, hipermetropia ou até mesmo a presbiopia. Entretanto, como citado acima, as lentes deste tipo de óculos não apresentam grau, e portanto, não servem como tratamento para estes problemas. Felizmente, não podemos descartar o fato de que estes óculos auxiliam as pessoas a se protegerem do desenvolvimento de tais erros de refração.

Não espere desenvolver um problema ocular

Diversas pessoas esperam desenvolver algum tipo de problema ocular para começarem a utilizar estes óculos, um hábito extremamente errado! Estes óculos foram construídos e planejados para preservar a saúde ocular, e portanto, até mesmo aquelas pessoas que possuem uma visão perfeita devem utilizá-los.

Escolha o modelo com sabedoria

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que o avanço do mercado oftalmológico possibilitou o desenvolvimento de milhares de modelos de óculos de descanso, e por conta disso, você deve escolher com sabedoria um modelo que combine com o seu rosto, aumentando ainda mais a sua vontade de utilizá-lo.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.