Seguro para bebês: FATOS E DANOS dos raios UV

Os optometristas pediátricos alertam que a maior parte dos danos ultravioleta (UV) ao longo da vida causados ​​aos olhos de uma pessoa ocorre durante a infância e o risco de danos à retina causados ​​pelos raios solares é maior em crianças com menos de 10 anos de idade. 


No entanto, as consequências geralmente não se tornam aparentes até bem depois da idade adulta. Isso ocorre porque os danos aos olhos devido à exposição aos raios ultravioleta se acumulam ao longo da vida e as células do cristalino do olho não podem se reparar e nunca são substituídas naturalmente. 


Não tínhamos o conhecimento que temos hoje sobre os efeitos nocivos da radiação UV em nossos olhos. Assim como a exposição ao sol da pele pode ser cumulativa e causar problemas mais tarde na vida, a exposição dos olhos aos raios ultravioleta também pode. 


A radiação ultravioleta agora tem sido associada à formação de catarata, que é um turvamento do cristalino dentro do olho. Também pode causar crescimentos na parte branca do olho, que são vistos com freqüência em surfistas e outros que passam muito tempo ao sol, chamados de pingueculas e pterígio. Agora sentimos que há evidências de que a exposição aos raios ultravioleta pode aumentar o risco de danos à retina (a camada interna do olho), chamada degeneração macular, mais tarde na vida.

"Tenho aconselhado meus pacientes a usarem óculos escuros e deixarem seus filhos usá-los por vários anos. Minha esposa e eu temos dado óculos de sol Sunkids para bebês para filhos de nossa família e amigos desde que descobrimos sobre eles. Esses óculos, que foram testados para serem 100% eficazes contra a radiação UVA e UVB, ajudam as crianças a começar a proteger seus olhos precocemente ... além disso, eles vêm em vários estilos e com certeza são bonitos! " - Marco Hoffmann, O.D. (Doutor em Optometria).