Você piscou e o outono no hemisfério sul já começou! A estação que é a favorita de muitos, seja por suas temperaturas mais baixas, frutos da estação ou mesmo as paisagens com folhas ao chão, nos mais variados tons, o outono também exige atenção especial quando o assunto é cuidado ocular.
No artigo de hoje, nós separamos 5 cuidados com os olhos das crianças para que elas curtam essa estação ao máximo, boa leitura!
1. Mantenha o uso de óculos de sol
Embora os óculos de sol estejam associados ao sol quente do verão, a realidade é que os raios ultravioleta do sol podem atingir nossa pele e olhos o ano todo.
É importante lembrar que a cobertura de nuvens não nos protege – na verdade, a exposição aos raios UV diminui muito pouco em um dia nublado. Por isso, é importante para seu filho e para você também, manter o uso dos óculos de sol durante os meses de outono para proteger os olhos dos raios nocivos do sol.
Não se esqueça que protegê-los agora ajudará a protegê-lo de cataratas e até mesmo de cânceres oculares mais tarde.
Outra vantagem em se usar óculos no outono, é evitar que os olhos sejam atingidos por partículas de poeira.
O vento forte e o frio podem causar irritação, vermelhidão e até mesmo lesões nos olhos. Use óculos de sol ou óculos de proteção para evitar que o vento seco e frio atinja os seus olhos.
Além disso, evite exposição prolongada ao vento e ao frio, especialmente em dias de temperaturas mais baixas.
2. Lave sempre as mãos das crianças e as suas também
Lavar as mãos com frequência é um bom hábito que devemos ter durante todas as estações do ano, não é mesmo?
Especialmente em estações mais secas, como outono e inverno, lavar as mãos não é apenas uma parte importante para evitar resfriados e gripes, como também no ajuda a proteger nossos olhos de doenças que podem afetá-los diretamente, como a conjuntivite e outras irritações que podem trazer muito desconforto aos pequenos.
Felizmente, água e sabão são suficientes para ajudar a evitar esses problemas incômodos.
3. Mantenha os olhos das crianças hidratados para evitar ressecamentos
Com a estação mais seca, é natural que nossos olhos também se ressequem mais, o que se torna particularmente mais desconfortável no caso das crianças, que possuem os olhinhos ainda mais frágeis.
Para evitar que isso ocorra, é importante estarmos atentos à hidratação do corpo e, se recomendado pelo oftalmologista, usar o colírio específico para esse fim.
4. Alimentação nutritiva também é boa para visão
Uma dieta saudável pode ajudar a manter os olhos saudáveis durante o outono. Portanto, incentivar a criança a comer alimentos ricos em vitaminas A, C e E, bem como em ômega-3, que ajudam a manter a saúde ocular, é super importante.
Alimentos como cenoura, batata-doce, espinafre, salmão e nozes são ótimas opções para incluir na dieta delas.
Uma boa opção para incluir alimentos nutritivos na dieta infantil é fazer isso através de sucos, bolinhos e tortas, nos quais você consegue inserir vários nutrientes em uma só receita de um jeito muito saudável e bem saboroso.
5. Aproveite para visitar o oftalmologista
Seja para uma consulta de rotina ou para investigar algum sinal de possível disfunção na visão, as visitas ao oftalmologista precisam ser regulares desde a infância, para garantir que seu desenvolvimento seja saudável.
Vale ressaltar que as crianças podem ter problemas de visão sem saberem que algo está errado, pois elas podem achar que é normal enxergar como estão acostumadas.
Desse modo, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a primeira consulta oftalmológica seja realizada por volta dos seis meses de idade, seguida por consultas anuais até os cinco anos, e, após esse período, a frequência deve ser determinada pelo médico de acordo com as necessidades individuais da criança.
Siga as recomendações para momentos mais alegres, saudáveis e seguros durante toda a nova estação!
Gostou desse conteúdo? Nos siga também nas redes sociais! Estamos no Youtube, Facebook e no Instagram!