5 Dicas para proteger os olhos das crianças ao ar livre

5 Dicas para proteger os olhos das crianças ao ar livre

Brincar ao ar livre é uma atividade essencial para o desenvolvimento saudável de toda criança. No entanto, é importante lembrarmos que os olhos dos pequenos são muito sensíveis e precisam de cuidados especiais durante essas brincadeiras. Pensando nisso, reunimos dicas essenciais para proteger os olhos das crianças durante esses momentos, para que a alegria e os sorrisos não fiquem de fora! . 

Evitar a exposição solar durante os horários de pico

A exposição excessiva ao sol pode ser bastante prejudicial para os olhos das crianças. Durante os horários de pico, entre as 10h e as 16h, o sol está mais intenso e os raios ultravioleta (UV) são mais fortes. Por isso, para proteger os olhos das crianças, é fundamental evitar que as crianças brinquem diretamente sob o sol nesses horários.

 

como proteger os olhos das crianças

Cuidados com a exposição ao cloro e produtos químicos

Durante as brincadeiras na piscina ou em ambientes com produtos químicos, como parques aquáticos, é importante proteger os olhos das crianças, pois o cloro presente na água e alguns produtos químicos podem irritar e ressecar os olhos, causando desconforto e até mesmo infecções.

Para evitar esses problemas, é essencial que as crianças utilizem óculos de natação que os protegem do contato direto com a água e também dos produtos químicos presentes nela. Certifique-se de que os óculos estão bem ajustados e que não entrem água durante as brincadeiras.

Estimular a hidratação dos olhos durante as brincadeiras

Assim como o restante do corpo, os olhos também precisam de hidratação adequada. Pois, durante as brincadeiras ao ar livre, os pequenos podem sentir  os olhos ressecados devido ao vento e à exposição ao sol,  levando a grandes incômodos. 

Uma maneira simples de hidratar os olhos é incentivar as crianças a piscarem com mais frequência. O ato de piscar ajuda a distribuir a umidade natural dos olhos e evitar o ressecamento. Assim como também é importante ensinar às crianças a não coçarem os olhos com as mãos sujas, pois isso pode causar irritação e infecções.

 

dicas para proteger os olhos das crianças ao ar livre

Para proteger os olhos, utilize de chapéus e bonés com abas também 

A utilização de chapéus ou bonés com abas largas, do tipo “bucket hat”  é uma ótima forma de proteger os olhos das crianças contra a exposição solar direta, ao mesmo tempo em que esses acessórios também ajudam a proteger o rosto e o couro cabeludo.

E aqui vai uma dica valiosa: ao escolher os chapéus ou bonés, dê preferência aos modelos que tenham proteção UV, garantindo uma proteção ainda maior para os olhos e a pele delicada das crianças! 

Escolha de óculos de sol adequados para crianças

Por último, mas não menos importantes, os óculos de sol também são aliados essenciais para proteger os olhos das crianças durante as brincadeiras ao ar livre. No entanto, é importante escolher óculos adequados para o tamanho e a idade das crianças.

Certifique-se de que os óculos de sol tenham lentes que ofereçam proteção UV total, bloqueando tanto os raios UVA como os UVB. Além disso, os óculos devem ser confortáveis e ajustarem-se bem ao rosto das crianças.

Opte por modelos duráveis, feitos de materiais resistentes, leves e flexíveis, pois sabemos que acidentes podem acontecer durante as brincadeiras. Lembre-se também de incentivar as crianças a usarem os óculos de sol sempre que estiverem expostas ao sol, ou seja, não apenas na praia ou piscina, mas sempre que estiverem ao ar livre! 

proteger os olhos das crianças com sunkids

 

Conclusão

É fundamental proteger os olhos das crianças durante as brincadeiras ao ar livre. Ao evitar a exposição solar durante os horários de pico, cuidar da exposição ao cloro e produtos químicos, estimular a hidratação dos olhos, utilizar chapéus e bonés com abas e escolher óculos de sol adequados, estaremos garantindo a saúde ocular dos pequenos.

Lembre-se sempre de incentivar essas boas práticas de proteção ocular desde cedo, para que possam desfrutar das brincadeiras ao ar livre com segurança e conforto assim como merecem! 

Clique aqui para conhecer de perto os óculos da SunKids, óculos à prova até das crianças mais sapecas! 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.