Entenda o que é baixa visão e veja 3 curiosidades e fatos que pouquíssimas pessoas conhecem! - SunKids

Entenda o que é baixa visão e veja 3 curiosidades e fatos que pouquíssimas pessoas conhecem!

A baixa visão acabou se tornando um dos assuntos mais comentados dentro e fora do mercado oftalmológico, já que tal termo acaba causando inúmeras confusões e dúvidas em uma grande parcela da população, algo que deve mudar o mais rápido possível. 


Infelizmente, ainda não é possível encontrar muitas informações sobre tal problema na internet, favorecendo com que este problema prevaleça no mundo.

Pensando em mudar esta terrível situação, nós da SunKids, resolvemos falar um pouco mais sobre a baixa visão, suas principais características e até mesmo algumas curiosidades e fatos que a maioria das pessoas não conhecem sobre tal tema, e por conta desta ignorância, diversas pessoas que possuem tal problema acabam sendo excluídas ou julgadas.


Contudo, se você realmente deseja nos ajudar a mudar essa situação, e assim, aprender tudo que diz respeito a baixa visão, recomendamos que preste muita atenção em todas as informações, fatos e curiosidades que serão citadas abaixo, pois elas com certeza farão a diferença na sua vida em determinados momentos.

Mas afinal, o que é baixa visão e o que ela causa nas pessoas?

Algo que muitas pessoas não sabem, é que a baixa visão, também conhecida como visão subnormal, é considerada uma deficiência visual, entretanto, como o seu próprio nome diz, ela não deixa a pessoa completamente sem visão, apenas diminui o grau da mesma, ou seja, uma perda da visão total.


Vale dizer que diferentemente da perda de visão causada por síndromes oculares, como a miopia, a perda de visão causada por esta deficiência não pode ser corrigida com a ajuda de um óculos, lente, cirurgia ou medicação, já que este problema acaba indo muito mais além do que somente uma má absorção das luzes ou de alguma má formação da retina. Ou seja, a baixa visão é considerada uma deficiência que causa o enfraquecimento visual (independentemente do grau), diminuindo o desempenho visual do indivíduo que o possui.

Principais causas da baixa visão

Outro ponto que também acaba se tornando uma grande dúvida para grande parcela da população, são as principais causas desta deficiência, algo que você também deve saber caso queira mudar a situação geral em que a sociedade se encontra na atualidade. Existem 2 principais fontes de causas, que são:

 

Fontes congênitas

Como o próprio nome resume, as causas provenientes de fontes congênitas dizem respeito a problemas herdados de pais para o filho, ou até mesmo desenvolvido durante a gravidez. Alguns dos principais problemas herdados que podem causar a baixa visão são: catarata congênita, retinitis pigmentosa, glaucoma congênito, entre outros.

Fontes desenvolvidas durante a vida

Além das fontes congênitas, não poderíamos deixar de citar sobre as fontes que acabam sendo desenvolvidas durante a vida, desenvolvimento e envelhecimento do indivíduo. Essas principais causas são marcadas pelos problemas: catarata, diabetes, glaucoma, traumas oculares, descolamento de retina, entre outros.

 

3 fatos e curiosidades que você precisa saber sobre a baixa visão

Tendo tudo isso em mente, finalmente chegou o momento em que você conseguirá observar 3 fatos e curiosidades que se referem a baixa visão, nos quais auxilia as pessoas a incluírem os indivíduos que possuem tal deficiência, sendo de extrema importância que você observe e aprenda todas elas.

Baixa visão é totalmente diferente de cegueira

Podemos observar que milhares de pessoas acabam confundindo a baixa visão com a cegueira total, um pensamento extremamente errado e que já deveria ter sido deixado para trás. Mesmo que uma pessoa que possua tal deficiência tenha certa dificuldade para enxergar, é um fato que ela ainda possui tal sentido.

Mesmo não podendo ser tratado com métodos tradicionais, ainda existe tratamento para a baixa visão

Sabemos como a visão é algo extremamente importante para a vida e sobrevivência humana, e por conta disso, alguns recursos foram desenvolvidos (Fundação Dorina Nowill) pela para auxiliar as pessoas que possuem esta deficiência, como por exemplo: programas de reabilitação e inclusão, atividades e eventos para deficientes visuais, entre outros.

Pessoas com tal deficiência podem usar computadores na atualidade

Grande parte da população tende a crer que uma pessoa com baixa visão não pode utilizar computadores, entretanto, tal pensamento está completamente errado. Na atualidade existe o Projeto F123, que se trata de um programa no qual adapta um computador para um usuário com baixa visão, sendo um software completamente gratuito.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.