Por conta de inúmeros fatores externos que acabam impactando diretamente os olhos e a visão, é possível observar um grande aumento nos casos de coceira nos olhos da população, algo que se estende independentemente da idade, seja uma criança ou um adulto.
Tal problema acabou recebendo uma maior visibilidade, já que muitas vezes, as suas causas podem ser mais sérias do que aparentam, algo que começou a preocupar os oftalmologistas.
Infelizmente, mesmo tendo uma importância grande sobre a saúde, ainda podemos observar que grande parcela da população mundial desconhece completamente o que é a coceira nos olhos e quais são as suas principais causas, algo que pode acabar acarretando o desenvolvimento de um problema extremamente sério para tal indivíduo.
Com isso, se você deseja manter a sua saúde ocular, é recomendado que você preste muita atenção em todas as informações a seguir, para assim, aprender tudo que diz respeito às coceiras nos olhos e demais problemas provenientes deste sintoma.
O que é a coceira nos olhos?
Como o próprio nome resume, a coceira nos olhos é um sintoma que pode ser proveniente de um cansaço ocular extremo, alguma alergia, entre diversos outros problemas, ocasionando uma coceira, fraca ou intensa, nos olhos, e provocando assim, um grande desconforto, podendo até machucar os olhos ao coçar.
Infelizmente, mesmo sendo um sintoma que era classificado como comum há alguns anos, na atualidade tal situação mudou, já que diversas doenças oculares mais sérias puderam ser observadas, e como semelhança, o sintoma de coceira nos olhos está presente na grande maioria.
Quais são as principais causas de coceira nos olhos?
Para lhe ajudar a ficar por dentro de tudo que diz respeito às terríveis coceiras nos olhos, decidimos fazer uma breve lista que mostra todas as principais causas que costumam providenciar tal coceira. Vale dizer que existem inúmeras opções de possíveis causas para este problema, entretanto, separamos somente as principais.
- Alergias: É um fato que existem inúmeras alergias, como rinites e sinusites, que acabam afetando indiretamente ou até mesmo diretamente os olhos. Estas alergias acabam sendo uma das principais causas das coceiras na região;
- Síndrome do olho seco: Esta síndrome anda aparecendo cada vez mais, algo que acaba exigindo o uso constante de colírios, caso contrário, a coceira e incomodação serão bem pertinentes;
- Estresse ocular: O estresse ocular, também podendo ser chamado de fadiga, é quando levamos os nossos olhos ao cansaço extremo, e assim, eles acabam apresentando certo incômodo e coceira;
- Inflamação da pálpebra: A inflamação da pálpebra é um problema bem sério e que pode ocasionar a coceira nos olhos, e por conta disso, merece uma maior atenção;
- Uso de lentes de contato: O uso excessivo de lentes de contato também pode ocasionar a coceira na região dos olhos. Vale dizer que muitos especialistas recomendam não exagerar no uso destas lentes;
- Conjuntivite: Por fim, outro problema mais sério que pode ser a causa da coceira, é a famosa conjuntivite, que possui um amplo poder de contágio, merecendo um maior cuidado e atenção.
Como se prevenir deste terrível sintoma: 4 Dicas que você precisa conhecer
Agora que você já sabe um pouco mais das principais causas da coceira nos olhos, chegou o momento que você observará 4 dicas que lhe ajudaram a se prevenir deste terrível problema, que são:
Uso de óculos de Sol durante o dia
O Sol pode ser um grande influenciador aos nossos olhos, aumentando a probabilidade de desenvolvermos alguma síndrome ou problema, inclusive alguns dos citados mais acima. Por conta disso, o uso de óculos de sol durante o dia é indispensável.
Uso de Óculos bloqueadores de luz azul
Para momentos em que usufruímos de aparelhos eletrônicos, como celulares e televisões, os óculos bloqueadores de luz azul se tornam uma grande exigência, garantindo a segurança e proteção dos nossos olhos.
Colírio
O colírio auxilia na prevenção de diversos problemas e na hidratação dos nossos olhos, e por conta disso, é fundamental ter um frasco de colírio consigo, além de aplicá-lo periodicamente durante o dia.
Sono e descanso
Para finalizar, ter uma boa rotina de descanso e de sono também são alguns pontos que devem ser adotados na sua vida para garantir uma maior prevenção sobre a coceira nos olhos.
Quer receber mais matérias como esta? Deixe seu e-mail abaixo e receba em primeira mão!
6 comentários
Oi, Marlene! Agradeço pelo seu comentário! Fico feliz que a matéria tenha sido útil. Estamos aqui para ajudar no que precisar.
Com carinho, Luana – Equipe SunKids.
Tenho muita coceira mos olhos gostei da forma como foi explicada a maneira tenho muita dificuldade com a claridade tbm estou com fibramiagia que dificulta ter um sono reparador tomo 3 calmante ao deitar mais acordo com frequência a noite obrigada pela materia
Oi, Jurema, se você está tendo melhoras, não pare o tratamento. Muitas vezes a medicação mais cara não é culpa no profissional, é apenas o melhor que há disponível e por isso, o valor mais alto.
Com carinho,
Luana.
Oi, Andreia! Recomendamos seguir com as orientações médicas e, caso não melhore, voltar ao oftalmologista para uma nova abordagem!
Estimando melhoras,
Luana.
O oftalmo disse que a coceira intensa nos meus olhos é muita oleosidade..ahhhhh???? Procurei me informar,nunca ouvi falar sobre essa tal oleosidade.Existe isso mesmo?Agora uso 4 vezes ao dia um colírio prescrito pelo oftalmo que resolveu o problema da coceira,mas tem que ser a marca que ele mandou,outro não funciona.,e custa caro,mas resolveu.