Como saber se o olho do bebê vai ficar claro? - SunKids

Como saber se o olho do bebê vai ficar claro?

Você já se perguntou como saber se o olho do bebê vai ficar claro? Nesta matéria nós te contamos de forma simples como é possível entender o que interfere na cor dos olhos dos recém nascidos e se estes se manterão claros ou não. Confira o que preparamos a seguir!

Quais fatores afetam a cor dos nossos olhos?

A cor dos nossos olhos é determinada pela quantidade de melanina presente na íris, a parte colorida do olho. 

Desse modo, as pessoas com olhos castanhos têm a maior quantidade de melanina na íris.

Já as pessoas com olhos verdes têm menos melanina, enquanto as pessoas com olhos azuis têm a menor quantidade de melanina.

Portanto, a cor dos olhos é determinada por fatores genéticos. Isso significa que os filhos herdam a cor dos olhos dos pais. 

Mesmo assim, não é possível prever com certeza qual será a cor dos olhos de uma criança com base na cor dos olhos dos pais. Isso ocorre porque a cor dos olhos é determinada por vários genes, e cada gene pode ser responsável por uma pequena parte da cor dos olhos.

A cor dos olhos também pode ser afetada por outros fatores, como a exposição à luz solar.

É por isso que pessoas que vivem em regiões com muito sol tendem a ter olhos mais escuros do que as pessoas que vivem em regiões com pouco sol.

Isso ocorre porque a exposição à luz solar aumenta a produção de melanina.

A cor dos olhos também pode mudar com a idade. Por exemplo, algumas pessoas que têm olhos azuis quando nascem podem ter os olhos que ficam mais verdes ou castanhos à medida que envelhecem. Isso ocorre porque a produção de melanina pode diminuir com a idade.

 

Com saber se o olho do bebê vai ficar claro

 

Como é a genética da previsão da cor dos olhos? 

A herança da cor dos olhos segue um padrão complexo de herança genética. Existem três genes principais que afetam a cor dos olhos: OCA2, HERC2 e TYR. 

O gene OCA2 é responsável pela produção de melanina e é o gene mais importante na determinação da cor dos olhos, enquanto o gene HERC2 é responsável por controlar a atividade do gene OCA2 e o gene TYR é responsável por fazer com que a melanina seja produzida.

A cor dos olhos é geralmente herdada de forma autossômica dominante, ou seja, apenas um dos pais precisa transmitir o gene para que a cor dos olhos seja expressa. 

Porém, a herança da cor dos olhos pode ser influenciada por outros fatores, como a mistura genética dos pais e mutações genéticas. 

Ou seja, previsões sobre como saber se o olho do bebê vai ficar claro são ainda mais complexas porque envolvem diversas variáveis. 

Afinal, como saber se o olho do bebê vai ficar claro? 

De acordo com os pediatras, a maioria dos bebês terá os olhos claros até cerca de seis meses de idade. 

Pois, nesse estágio, a produção de melanina na íris deve estar completa e a cor dos olhos deve permanecer relativamente estável. 

Entretanto, a cor dos olhos do seu bebê pode continuar a mudar um pouco ao longo dos primeiros anos de vida.

 

como saber a cor do olho do bebê?

 

De modo que se os olhos do seu bebê ainda estiverem azuis ou esverdeados após seis meses de idade, é possível que essa cor se mantenha. 

Porém, se os olhos do seu bebê começarem a mudar de cor após os seis meses de idade, é mais provável que a cor dos olhos dele seja diferente do que você esperava.

E, embora não seja possível fazer previsões exatas sobre como saber se o olho do bebê vai ficar claro, é possível fazer uma previsão aproximada com base na cor dos olhos dos pais e na herança genética.

Logo, se ambos os pais têm olhos castanhos, é muito provável que o bebê também tenha olhos castanhos. 

Ou se ambos os pais têm olhos azuis, é provável que o bebê também tenha olhos azuis.

E, se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, é possível que o bebê tenha olhos castanhos esverdeados ou azuis, dependendo de quais genes são transmitidos. Aqui entram as questões de probabilidade genética! 

Como saber se o olho do bebê vai ficar claro: mitos e fatos comuns 

Existem muitos mitos e fatos sobre a cor dos olhos que circulam em nossa cultura popular. 

De fato, um dos mitos mais comuns é que a cor dos olhos pode ser alterada por certos alimentos ou medicamentos.

Isso não é verdade - a cor dos olhos é determinada pela genética e não pode ser alterada por meios externos.

Outro mito comum é que a cor dos olhos indica a personalidade ou o temperamento de uma pessoa.

Outro mito -  cor dos olhos é apenas uma característica física e não tem relação com a personalidade ou o temperamento.  Já ouviu algum desses mitos por aí? 

 

Bebê de olhos castanhos

Cuidados com os olhos do seu bebê

Além de buscar entender “como saber se o olho do bebê vai ficar claro”, é muito importante cuidarmos da visão das crianças desde  seu nascimento para garantir que a visão esteja sempre saudável e se desenvolvendo adequadamente, independente da cor da íris. 

Aqui vão algumas dicas úteis:

  •  Limpe cuidadosamente os olhos do seu bebê com uma gaze úmida para remover qualquer secreção ou crosta.
  •  Certifique-se de que o quarto do seu bebê esteja escuro o suficiente para dormir confortavelmente.
  • Certifique-se de que o seu bebê esteja posicionado longe da luz direta do sol e use um chapéu ou óculos de sol quando estiver ao ar livre.
  •  Leve o seu bebê para exames oftalmológicos regulares para detectar possíveis problemas de visão.

 

Mamãe limpando os olhos do bebê

 

Você sabia que na SunKids você encontra óculos de sol flexíveis com certificação UV completa e lentes polarizadas para bebês a partir dos seis meses de idade?  

Proteção solar é coisa séria e a gente não brinca em serviço! Clique aqui e veja modelos de óculos criados especialmente para proteção dos pequenos.  

Concluindo 

Ao investigar como saber se o olho do bebê vai ficar claro, podemos compreender que a cor dos olhos é determinada principalmente pela quantidade de melanina presente na íris.

Assim, mesmo que a maioria dos bebês apresente olhos claros até os seis meses de idade, a cor pode continuar a mudar durante os primeiros anos de vida.

E muito embora não seja possível fazer previsões exatas, é possível fazer uma estimativa aproximada com base na cor dos olhos dos pais e na herança genética.

Assim, independentemente da cor dos olhos, é fundamental cuidar da saúde ocular do bebê desde o nascimento, realizando limpeza adequada, evitando exposição excessiva à luz solar e fazendo exames oftalmológicos regulares.

Afinal, mais importante que a cor dos olhos do seu bebê, é sem dúvidas, as descobertas que ele fará ao longo da vida com a visão límpida e saudável.  

 

E, se essa matéria te ajudou a entender um pouco mais sobre como saber se o olho do bebê vai ficar claro, compartilhe com outras pessoas que também podem se interessar pelo tema!

 

Quer receber mais matérias como esta? Deixe seu e-mail abaixo e receba em primeira mão!

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.