Confira os 10 melhores cuidados com os olhos - SunKids

Confira os 10 melhores cuidados com os olhos

Os órgãos responsáveis pela nossa visão, e sua complexa estrutura, são essenciais para nossa vida em plenitude e que os cuidados com os olhos devem fazer parte do dia a dia. 

Em ampla definição, podemos dizer que a visão é um dos nossos sentidos mais importantes porque é pelos olhos que nos conectamos com o mundo exterior. 

Desse modo, ao realizar os cuidados com os olhos, reduzimos as chances de cegueira ou baixa visão, ao mesmo tempo em que passamos a ficar mais atentos a qualquer doença ocular em desenvolvimento, como, por exemplo, catarata, glaucoma e retinopatia diabética. 

De fato, quanto mais cedo notamos e conseguimos tratar uma condição ocular, maior a probabilidade de manter uma visão saudável.

Abaixo, selecionamos os dez melhores cuidados com os olhos que devemos ter, além de explicações sobre a importância das consultas oftalmológicas. 

1. Use óculos de sol sempre que sair de casa 

O uso de óculos de sol previne que os olhos tenham contato direto com os raios UVA e UVB do sol. 

A exposição a esses raios pode causar danos à córnea, catarata e degeneração macular, resultando em diminuição drástica da visão.

 Portanto, um dos maiores cuidados com os olhos que você pode ter é sem dúvidas, é sempre que sair de casa, lembrar de usar seus óculos de sol. 

cuidados com os olhos sunkids

2. Mantenha seus olhos descansados 

Já sentiu seus olhos doerem após um longo período lendo ou usando o computador? Pois é. Descansar a visão é necessário. 

Procure realizar pausas entre uma atividade e outra que exijam esforço visual. Essa pausa deve ser no mínimo de 20 minutos.    

E, no seu tempo usando telas, como tablets, computadores e celulares, procure usar óculos que protejam a sua visão da luz azul que essas telas emitem e que a prejudicam a curto e longo prazo. 

3. Tenha uma alimentação saudável 

Sim. A alimentação interfere no bom funcionamento da visão. Afinal, é através dela que nosso corpo recebe todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. 

Frutas vermelhas e roxas, peixes, azeite de oliva, ovos e óleo de linhaça são particularmente importantes para manter os cuidados com os olhos em dia. Que tal consumir mais desses alimentos? 

4. Conheça o seu história familiar e predisposições genéticas  

Existem algumas doenças oculares que podemos desenvolver graças a fatores herdados biologicamente, isto é, são hereditárias. 

Desse modo, é bem importante conhecermos quais são as condições genéticas dos nossos familiares e possíveis doenças que possamos ter que sejam herdadas biologicamente.  

Essas informações se tornam ainda mais valiosas para criar tratamentos que se antecipem ao surgimento da doença, minimizando, assim, seus possíveis danos. 

5. Evite o cigarro 

Que fumar é altamente prejudicial à saúde você com certeza já sabe, correto? E também particularmente ruim em se falando de cuidados com os olhos. 

Isso porque as toxinas presentes no cigarro danificam os vasos sanguíneos que fornecem sangue e nutrientes ao nervo óptico, você sabia? 

Além disso, fumar também aumenta as chances de desenvolver catarata e degeneração macular relacionada à idade, entre muitos outros problemas médicos. E ainda pode causar lesões cerebrais na área do cérebro que processa a visão. 

Ou seja, se você fuma, aqui está mais uma razão para abandonar esse vício. Se não é o seu caso, procure se manter longe. 

6. Mantenha-se bem hidratado 

Outra verdade que certamente você já sabe, é que a ingestão suficiente de líquidos é essencial para o bem-estar geral do seu corpo, não é mesmo? 

E isso não exclui os cuidados com os olhos. Pois, quando estamos suficientemente hidratados, evitamos que nossos olhos fiquem secos e irritados. 

cuidados com os olhos sunkids

Lembre-se que nossos olhos estão cercados por um líquido que os protege lavando detritos e poeira toda vez que piscamos, logo, manter-se bem hidratado é importante para manter um equilíbrio saudável de fluido nos olhos. 

Por outro lado, olhos secos podem levar a uma superfície ocular áspera, que interrompe a entrada de luz e diminui a clareza visual.  

Em outras palavras, a falta de hidratação no organismo pode impactar na lubrificação dos olhos, afetando a visão e gera desconforto. 

7. Faça compressas 

À medida que envelhecemos, as glândulas sebáceas das pálpebras ficam obstruídas e não secretam óleo suficiente no suprimento lacrimal, consequentemente, os olhos ficam mais secos.

Entretanto, evitar esse problema é bem simples. Basta colocar compressas quentes nas pálpebras que ajudarão a desobstruir as glândulas sebáceas e manter a lubrificação dos olhos. 

Trata-se de um dos cuidados com os olhos mais simples:  basta um pano limpo e úmido em água morna, pressionado contra as pálpebras, durante um minuto. Fácil e eficiente.  

Se você já tem uma rotina de skincare, adicione essa etapa à sua rotina, sempre que sentir esse ressecamento ou incômodo. 

8. Evite o hábito de esfregar os olhos

Por mais que façamos a higienização correta, nossas mãos estão expostas as mais variadas sujeira, poeira e bactérias, e tudo isso pode ser transferido sempre que tocamos ou ainda pior, esfregamos a área dos olhos. 

Dessa forma, aprender a não colocar as mãos nos olhos para evitar infecções e irritações é um hábito importante que devemos ter desde a infância. 

Sempre que for preciso, lembre-se de lavar as mãos com sabão neutro e secá-las com uma toalha sem fiapos.

Esse cuidado é bastante sério, uma vez que germes e bactérias inseridos nos olhos pelos nossos dedos podem causar infecções oculares como a conjuntivite, e podem até introduzir vírus de resfriado e gripe no corpo. 

9. Use o tipo certo de maquiagem 

Se você tem o hábito de se maquiar, pode ser que já tenha notado que o risco alergênico varia de uma marca para a outra. 

Por isso, por mais que o efeito da maquiagem seja incrível, não vale a pena pôr em risco a sua saúde se aquele produto te causar alguma alergia, inclusive nos olhos, podendo evoluir para um problema de saúde ainda maior. 

Vale ficar de olho também no prazo de validade de cada item utilizado. 

10. Visite seu oftalmologista regularmente 

Por último, mas não menos importante, destacamos aqui que as consultas com oftalmologista devem ocorrer de forma anual ou sempre que alguma alteração na visão for notada. 

Em crianças menores de dois anos, cuja expressão verbal ainda não está formada, é necessário que os papais e mamães fiquem atentos a qualquer sinal que possa representar algum problema ocular

Dos cuidados com os olhos a visita ao oftalmologista é um dos mais primordial porque nos exames oftalmológicos regulares, seu oftalmologista pode detectar condições em estágios iniciais, quando são mais fáceis de tratar antes que haja qualquer perda de visão. 

Vale ressaltar que muitas condições oculares podem ser controladas ou até mesmo revertidas se forem detectadas precocemente.

Por fim, como você notou, tomar os devidos cuidados com os olhos não é complicado ou demorado. Por outro lado, fazendo isso, conseguimos prevenir uma série de doenças oculares e em geral.  

 

cuidados com os olhos sunkids

E fica o nosso recado: se a sua família ainda não possui essa rotina de cuidados, nunca é tarde para começar.  

Há mais de cinco anos a SunKids atua protegendo a visão de pais e filhos de todo o país.  Conheça nossas linhas completas de óculos de sol, óculos anti luz azul e óculos de grau, conte com a gente!  

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.