Consumo consciente: tudo que você precisa saber - SunKids

Consumo consciente: tudo que você precisa saber

Quantos produtos de má qualidade você já comprou e teve que repô-los em pouquíssimo tempo? O consumo consciente vai justamente na contramão dessa dinâmica, propondo uma nova maneira de pensar o consumo, a partir de produtos de maior qualidade e que, por essa razão, contribuem para um melhor. 

Consumo consciente: o que é? 

Essencialmente, o consumismo consciente se concentra em tomar decisões positivas ao longo do processo de compra, visando equilibrar os impactos negativos do consumismo desenfreado no planeta. 

Dessa forma, o consumismo responsável promove a agricultura sustentável e outras formas ecológicas de fabricar produtos, além de criar apenas a quantidade necessária. 

E, como o processo é todo em cadeia, outros fatores, como igualdade salarial e práticas de trabalho humanas, também impulsionam esse tipo de consumo.

consumo consciente

O objetivo geral é usar o poder de compra dos clientes para considerar o impacto (no meio ambiente ou na sociedade, por exemplo) do que as pessoas compram, bem como por que e como fazem compras.

Assim, podemos dizer que o consumo consciente é bom para o planeta e para o seu bolso, à medida em que você passa a consumir produtos que não serão descartados no meio ambiente tão rapidamente. 

Como indivíduos, distantes das origens dos produtos que compramos nas lojas ou online, pode ser difícil visualizar como o consumismo consciente faz a diferença, mas faz.

Como ser um consumidor mais consciente? 

O consumo consciente envolve uma combinação de hábitos relacionados ao consumo de modo mais sustentável e preocupado com o meio ambiente. Confira como você pode ter uma relação de consumo mais saudável: 

  • Pesquise sobre a procedência dos produtos que você compra. Qual o impacto ambiental e social que causam;
  • Antes de comprar novamente, procure reaproveitar e reutilizar o que você já tem;
  • Dispense o uso de objetos descartáveis. Troque talheres descartáveis pelos de aço, por exemplo;
  •    Invista em produtos de qualidade, com maior durabilidade, que você não precisará repor tão cedo. 

É importante lembrar que seus filhos se espelham no seu exemplo, inclusive, do que consomem em família. Procure repassar os bons hábitos de consumo também. 

 

consumo consciente

 

Portanto, motive seus filhos a valorizarem as roupas, calçados e acessórios que usam, tratando com cuidado, da mesma forma com que devem cuidar de seus brinquedos e artigos escolares também, de modo que não estraguem com facilidade ou que precisem ser repostos várias vezes por ano. Ensine-os a valorizar o que tem e que é assim que ajudamos o meio ambiente.

A SunKids acredita que um mundo melhor depende das ações que tomamos agora. É por isso que nossos óculos são ultra resistentes, feitos em material atóxico e extremamente durável, próprio para acompanhar seu filho por muitos anos. Bom para o planeta e bom para você também! 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.