Daltonismo em crianças: tudo o que você precisa saber - SunKids

Daltonismo em crianças: tudo o que você precisa saber

O daltonismo é uma condição que afeta cerca de 5% da população mundial, entre adultos e crianças. Mas como você pode saber se seu filho é daltônico? Compreender os sinais e sintomas do daltonismo em crianças é essencial para a detecção precoce e o apoio. 

Neste artigo, iremos buscar respostas a essas e outras perguntas, suas causas, tipos e principais consequências no desenvolvimento infantil.

O que é o daltonismo?

O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores, na qual os indivíduos têm dificuldade de distinguir entre determinadas cores.

Isso ocorre quando as células especializadas da retina, chamadas cones, não funcionam adequadamente, pois são esses cones os responsáveis por detectar e interpretar diferentes cores de luz.

Há três tipos de cones, cada um sensível à luz vermelha, verde ou azul. Assim, quando um ou mais desses cones estão ausentes ou não estão funcionando corretamente, isso pode levar ao daltonismo.

O daltonismo é mais comum em homens do que em mulheres, pois geralmente é herdado por meio de um gene recessivo no cromossomo X.

Entretanto, também pode ser adquirido mais tarde na vida devido a determinadas condições médicas ou exposição a produtos químicos.

E, embora o daltonismo não possa ser curado, as pessoas podem aprender a se adaptar e conviver com a condição usando várias estratégias e ferramentas, como veremos adiante.  

Tipos de daltonismo

Há diferentes tipos de daltonismo, cada um caracterizado pelas cores específicas que os indivíduos têm dificuldade de distinguir. Os tipos mais comuns incluem:

  • Protanopia – diminuição ou ausência do pigmento vermelho, sensível às ondas de comprimento longo. Nesse caso, a pessoa enxerga em tons de bege, marrom, verde ou cinza;
  • Deuteranopia – ausência ou diminuição dos cones verdes sensíveis às ondas de comprimento médio. Na falta deles, a pessoa enxerga em tons de marrom;
  • Tritanopia – dificuldade para enxergar ondas curtas como os diferentes tons de azul e o amarelo, que adquire tons rosados.

É importante observar que o daltonismo pode variar em termos de gravidade.

Desse modo, enquanto alguns indivíduos podem ter daltonismo leve e ter dificuldade apenas com determinados tons, outros podem ter daltonismo grave e ver o mundo em uma paleta de cores limitada.

Tipos de daltonismo

Causas do daltonismo em crianças

O daltonismo é principalmente uma condição genética que é herdada dos pais. O gene responsável pelo daltonismo está localizado no cromossomo X, razão pela qual os homens têm maior probabilidade de serem afetados.

Em alguns casos, o daltonismo também pode ser adquirido mais tarde na vida devido a determinadas condições médicas ou exposição a produtos químicos.

Esses casos incluem certas doenças oculares, como degeneração macular relacionada à idade e glaucoma, bem como medicamentos como a hidroxicloroquina, que é usada para tratar malária e doenças autoimunes.

Sinais e sintomas de daltonismo em crianças

Reconhecer os sinais e sintomas do daltonismo em crianças é fundamental para a detecção precoce e o apoio.

Mesmo não seja uma tarefa exatamente simples determinar se uma criança pequena é daltônica, há vários indicadores que tanto pais como educadores podem observar:

Dificuldade para diferenciar determinadas cores 

As crianças com daltonismo podem ter dificuldade para distinguir cores específicas, especialmente vermelho e verde ou azul e amarelo. 

Assim, elas podem ter dificuldade em identificar objetos codificados por essas cores ou em combiná-las cores com precisão em uma tarefa escolar, por exemplo.

Interesse limitado em atividades que envolvam a identificação de cores 

Crianças daltônicas podem demonstrar menos entusiasmo ou interesse em atividades que exijam a identificação de cores, como desenhar ou brincar com blocos coloridos, uma vez que para elas essas atividades podem ser frustrantes ou mesmo confusas.

 

menina com daltonismo

Dificuldades de linguagem relacionadas às cores

As crianças com essa condição apresentam frequentemente desafios no aprendizado do vocabulário relacionado a cores.

Elas podem ter dificuldade para nomear ou descrever as cores corretamente, o que leva a dificuldades de comunicação e, consequentemente, do seu aprendizado.

De todo modo, é sempre bom lembrarmos que o daltonismo pode variar em gravidade e nem todas as crianças apresentarão os mesmos sinais e sintomas.

E se você suspeitar que seu filho pode ser daltônico, é recomendável consultar um oftalmologista para uma avaliação mais abrangente. 

Diagnóstico de daltonismo em crianças 

O diagnóstico de daltonismo em crianças geralmente envolve um exame oftalmológico abrangente realizado por um oftalmologista. O exame pode incluir vários testes, como:

Placas coloridas de Ishihara: As placas coloridas de Ishihara são uma série de imagens com números ou padrões ocultos que só podem ser vistos por indivíduos com visão de cores normal.

Crianças com daltonismo podem ter dificuldade para identificar os números ou padrões corretamente. 

 

Daltonismo em crianças: teste
Teste de disposição de cores: Esse teste exige que as crianças organizem fichas ou blocos coloridos em uma ordem específica com base na cor.
Crianças com daltonismo podem ter dificuldade para organizar as cores corretamente ou podem ter dificuldade para diferenciar determinados tons.
E então, a partir do daltonismo diagnosticado,  pais e educadores podem trabalhar juntos para oferecer o apoio e as adaptações necessárias para o desenvolvimento da criança. 

Como o daltonismo impacta no aprendizado e no desenvolvimento das crianças?

O daltonismo pode ter um impacto significativo no aprendizado e no desenvolvimento de uma criança, sobretudo em atividades que envolvam  identificação de cores.

De modo que sem o apoio e as adaptações adequadas, as crianças daltônicas podem enfrentar desafios em várias áreas, inclusive:

Desempenho acadêmico: Já que afeta a capacidade da criança de interpretar com precisão as informações contidas em livros didáticos, mapas, gráficos e outros materiais educacionais que dependem do código de cores, podendo dificultar a retenção de aprendizados.

Expressão artística:  As crianças com daltonismo podem ter dificuldades com a mistura e a combinação de cores, o que torna difícil para elas se expressarem artisticamente, de modo que podem se sentir frustradas ou constrangidas com sua paleta de cores limitada ou "diferente" dos coleguinhas.

Interações sociais: Às vezes, o daltonismo pode levar a dificuldades sociais, pois as crianças podem se sentir excluídas ou incompreendidas quando não conseguem acompanhar plenamente atividades ou conversas relacionadas a cores.

Assim como elas também podem enfrentar desafios para reconhecer expressões faciais ou interpretar sinais de cores em situações sociais.

Por todas as questões pontuadas acima, é essencial que pais e educadores ofereçam o apoio e as adaptações necessárias para ajudar as crianças com daltonismo a superar esses desafios e prosperar em seus ambientes sociais e de aprendizado.

Ferramentas e recursos de apoio para crianças daltônicas

Várias ferramentas e recursos estão disponíveis para ajudar as crianças daltônicas em suas vidas diárias. Entre os melhores, estão: 

Óculos de filtragem de cores: São óculos com lentes especiais que ajudam na percepção das cores para quem tem daltonismo.  

Esses óculos funcionam filtrando comprimentos de onda específicos da luz para melhorar o contraste entre as cores e podem ser particularmente úteis na distinção entre as cores vermelha e verde.

Aplicativos de identificação de cores: Há vários aplicativos para smartphones disponíveis que podem ajudar as pessoas daltônicas a identificar e diferenciar as cores.

Esses aplicativos usam a câmera do dispositivo para detectar cores e fornecer informações sobre cores em tempo real.  

Os mais utilizados são: ColorADD, Blind Pal, Daltonic Pointer. Além dos aplicativos que podem ser usados para teste de daltonismo: Ishihara e Jogo de Teste do Daltonismo. Todos disponíveis para Android e IOS.

Ferramentas digitais de correção de cores: Também já existem vários softwares e aplicativos podem ser usados para ajustar as configurações de cores em dispositivos digitais, como computadores e smartphones. Um dos mais usados é o Color Binoculars, da Microsoft

Sem dúvidas, a grande vantagem ao se usar essa ferramentas, é o ganho de autoestima para a criança que tem daltônismo que encontra recursos para executar tarefas do seu cotidiano com segurança e mais autonomia. 

Concluindo

O daltonismo é uma condição que afeta muitas crianças em todo o mundo, afetando sua capacidade de distinguir entre determinadas cores.

Ao compreender os sinais e sintomas do daltonismo em criança, podemos oferecer o apoio e as adaptações necessárias para melhorar sua qualidade de vida e desenvolvimento. 

Desde o reconhecimento das dificuldades na diferenciação de cores até a implementação de estratégias de apoio e a utilização de ferramentas e recursos, podemos criar um ambiente inclusivo e capacitador para as crianças daltônicas.

Assim, ao abraçarmos essa perspectiva de cores tão única e fornecer o nosso apoio, podemos, com empatia, ajudá-las a superar seus desafios e atingir todo o seu potencial.

 

Esse texto foi útil pra você? Nos ajude a compartilhar! E nos siga no Instagram para não perder nenhuma novidade da SunKids pra você. 

 

 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.