"Eu uso óculos!" - Impactos na autoestima infantil - SunKids

"Eu uso óculos!" - Impactos na autoestima infantil

Todos nós queremos que nossos filhos se sintam confiantes e confortáveis sendo quem exatamente são, não é mesmo?
Mas você sabia que algo tão simples como usar óculos pode ter um impacto significativo na autoestima de uma criança? Para muitas crianças, a ideia de usar óculos pode ser assustadora.
 
Pois, elas podem se preocupar com a possibilidade de serem provocadas pelos colegas ou se sentirem constrangidas com sua aparência. Entretanto, a verdade é que os óculos podem ser uma ferramenta poderosa para aumentar a confiança de seu filho, você sabia? 
Neste artigo, exploraremos algumas das maneiras pelas quais o uso de óculos pode ajudar seu filho a se sentir mais seguro de si e orgulhoso de quem é. 
Portanto, se seu filho recebeu recentemente uma receita de óculos ou se você está pensando em comprar um par para ele, continue lendo para saber mais sobre os benefícios do uso de óculos e como é possível ajudá-lo em sua autoestima. 

O impacto de óculos na autoestima da criança

O uso de óculos pode ter um grande impacto na autoestima de uma criança. Quando uma criança tem problemas de visão, ela pode se sentir insegura e desconfortável em sua própria pele.

Por outro lado, o uso de óculos devolve à criança o poder de ver claramente e se concentrar melhor, o que pode ajudá-la a ter mais confiança em suas habilidades escolares. É importante focar justamente nesse aspecto positivo, que afinal, é absolutamente superior às inseguranças que possam vir.  

Abaixo, confira o vídeo da Dra. Bruna Ducca, com 4 dicas para os pais de crianças de precisam usar óculos: 

Superando objeções comuns ao uso de óculos

Muitas crianças podem resistir ao uso de óculos por medo de serem alvo de bullying ou por se sentirem envergonhadas com sua aparência.

No entanto, existem muitas maneiras de ajudar seu filho a superar essas objeções e a se sentir mais confortável usando óculos. Uma das maneiras é encontrar uma armação que seja estilosa e que agrade à criança.

Existem muitas opções de armações, desde as mais clássicas até as mais modernas, que podem ajudar seu filho a se sentir mais confiante em sua aparência.

Outra maneira é encorajar seu filho a falar sobre seus medos e preocupações em relação ao uso de óculos.

De modo que ao ajudá-lo a lidar com esses sentimentos, você pode ajudá-lo a se sentir mais confortável e confiante em usar óculos.

Encontrando as armações certas 

Encontrar a armação certa para uma criança pode ser um desafio, mas há muitas opções disponíveis.

É importante escolher uma armação que seja confortável e que se ajuste bem ao rosto do seu filho. Assim como também é importante encontrar uma armação que agrade à própria criança, para que ela se sinta confiante em usá-la.

Afinal, poucos acessórios permitem expressar nossa personalidade tão bem quanto um par de óculos, não é? 

Nesse sentindo, existem muitas opções de cores, tamanhos e estilos disponíveis, então faça uma pesquisa e ajude seu filho a escolher a armação perfeita! 

Aqui a SunKids é sua parceira. Nossos óculos são projetados especialmente para crianças. São ultra flexíveis e praticamente inquebráveis. Livre de pecinhas pequenas e feitos em material atóxico e hipoalergênico. Tudo de bom, né? Clique aqui para ver os modelos! 

Dicas para ajudar a criança a se adaptar ao uso de óculos

Usar óculos pode ser uma mudança significativa para a rotina de uma criança, mas há muitas maneiras de ajudá-la a se adaptar.

Uma das maneiras é fazer com que o uso de óculos seja parte de sua rotina diária, para que se torne um hábito natural.

Além disso, é importante lembrar a criança de que usar óculos é uma coisa boa, que pode ajudá-lo a ver claramente e a ter mais confiança em suas habilidades.

Também é importante encorajá-la a falar sobre seus sentimentos em relação ao uso de óculos, para que você possa ajudá-lo a lidar com quaisquer preocupações ou medos que ele possa ter.

Incentive o diálogo interno positivo e a autoimagem

Ao usar óculos, é importante que as crianças aprendam a se sentir confortáveis e confiantes em sua aparência.

Uma maneira de fazer isso é encorajando um diálogo interno positivo e uma autoimagem saudável. 

Por isso, acima de tudo, ajude seu filho a entender que usar óculos é uma coisa boa e que ele é especial e único, independentemente de sua aparência.

Incentive-o a se elogiar por suas habilidades e realizações, e a se sentir orgulhoso de quem é.

O papel de professores e colegas no apoio às crianças que usam óculos

É importante que as crianças recebam apoio de seus professores e colegas quando usam óculos.

Desse modo, os professores tem papel especial nisso, pois podem ajudar a normalizar o uso de óculos na sala de aula, encorajando os alunos a se respeitarem e a valorizarem as diferenças uns dos outros, assim como não permitir que o bullying seja praticado. 

Os colegas também podem ajudar, elogiando os óculos do seu filho e mostrando que eles são algo legal e não motivo de vergonha. 

Recursos para pais de crianças que usam óculos

Se você é pai ou mãe de uma criança que usa óculos, existem muitos recursos disponíveis para ajudá-lo a apoiar seu filho.

Uma opção é mostrar frequentemente como atores, atletas e demais celebridades usam óculos e não são excluídos por isso.  Outra forma é ler com a criança livros que tenham essa temática. Aqui estão alguns: 

 

Além disso, existem muitas informações online sobre o assunto. Aqui mesmo nesse blog, você encontra centenas de artigo que te ajudarão a tornar os óculos os melhores companheiros do seu filho.

Sobretudo, não tenha medo de pedir ajuda ou orientação se precisar.

Conclusão

O uso de óculos pode ser uma mudança significativa na vida de uma criança, mas pode também ser uma ferramenta poderosa para aumentar sua autoestima e confiança.

Desde a melhoria na visão até as armações estilosas, os óculos podem ajudar as crianças a se sentirem confortáveis e confiantes em sua aparência. Se seu filho usa óculos ou está pensando em começar a usar, lembre-se de que o apoio e a compreensão dos pais, professores e colegas podem fazer toda a diferença.

Assim, com o apoio certo e o modelo correto, seu filho poderá se sentir seguro, confiante e orgulhoso de quem ele é, de óculos e tudo!

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.