Feriado em casa com as crianças: 55 atividades para se divertirem juntos - SunKids

Feriado em casa com as crianças: 55 atividades para se divertirem juntos

Passar o feriado em casa com as crianças significa acordar mais tarde e longe dos compromissos de um dia normal na rotina. P/oder tomar o café da manhã com calma com as crianças e deixá-las livres para aproveitar o dia. Se um feriado no meio da semana já é bom, quando temos filhos fica ainda melhor porque podemos curti-los sem pressa, não é mesmo? 

Para que você aproveite esse tempo de qualidade sem gastar muito, passando um feriado em casa com as crianças, compilamos uma lista de 55 atividades econômicas que manterão seus filhos entretidos e envolvidos enquanto passam um tempo de qualidade juntos em casa.

Desde a criação de artesanato DIY até a organização de uma noite de jogos em família, temos tudo o que você precisa. E tem mais: essas atividades não são apenas econômicas, mas também oferecem uma oportunidade para que seus filhos aprendam novas habilidades, expressem sua criatividade e desenvolvam um vínculo profundos.

Portanto, guarde sua carteira e prepare-se para se divertir com seus filhos com essas ideias lúdicas e super econômicas! 

Benefícios de passar tempo de qualidade com seus filhos em

Passar tempo de qualidade com seus filhos é uma parte importante do desenvolvimento saudável.

Por isso, quando você dedica tempo para se envolver em atividades com seus filhos, você os ajuda a desenvolver habilidades importantes, como comunicação, resolução de problemas e criatividade.

Além disso, isso também ajuda a fortalecer o vínculo emocional com seus filhos, tornando sua relação mais forte e duradoura.

Assim, quando você passa o feriado em casa com as crianças, você também ajuda a construir a autoestima e confiança delas, dando-lhes a oportunidade de explorar suas habilidades e interesses. Bem importante, não é? 

Feriado em casa com as crianças

Atividades internas divertidas e econômicas para passar o feriado em casa com as crianças 

1. Faça uma Cabana de Cobertores: Para esta atividade, tudo o que você precisa é de alguns cobertores, almofadas e um pouco de espaço.

Construa uma cabana de cobertores com seus filhos e passe algum tempo lendo, assistindo filmes ou simplesmente relaxando dentro da cabana.

2. Crie Arte com Giz de Cera: Com as caixas de giz de cera e papel sulfite que você já tem em casa, deixe seus filhos soltarem sua imaginação e criatividade ao fazerem suas próprias obras de arte.  Depois, pendure-as na parede, criando um mural divertido com elas. 

3. Faça um Teatro com Sombras: Crie um teatro de sombras com seus filhos usando um lençol branco e uma lanterna. Deixe-os criar suas próprias histórias e personagens para atuar.

4. Faça um Jogo de Adivinhação: Corte pedaços de papel e escreva palavras ou frases que seus filhos devem adivinhar. Coloque os papéis em um chapéu e deixe cada membro da família escolher um papel para adivinhar.

5. Faça um Jogo de Tabuleiro Caseiro: Use papelão, marcadores e outros materiais que você tem em casa para criar um jogo de tabuleiro personalizado com seus filhos. Deixe-os criar suas próprias regras e jogar o jogo.

6. Colar e Pulseiras de Miçangas: Compre algumas miçangas  e contas baratas e cordão de couro ou elásticos. Deixe seus filhos criarem seus próprios colares e miçangas com a sua ajuda, é claro. 

7. Faça um Bolo ou Biscoitos: Cozinhar com seus filhos é uma ótima maneira de ensiná-los habilidades importantes na cozinha enquanto aproveita o feriado em casa com as crianças! 

8. Crie uma Caça ao Tesouro: Crie uma caça ao tesouro dentro ou fora de casa com pistas e prêmios para encontrar.

9. Faça um Álbum de Recortes: Use papel, cola, tesoura, canetas e revistas antigas para criar um álbum de recortes sobre a família de vocês ou qualquer tema que vocês gostem. Por exemplo, um álbum de animais, comidas ou de lugares.

10. Faça Jogos de Palavras: Escreva palavras em pedaços de papel e deixe seus filhos formarem suas próprias palavras ou frases. Esta atividade ajuda bastante a desenvolver suas habilidades de leitura e escrita. 

 

feriado em casa com as crianças

Atividades ao ar livre para crianças no quintal ou em um parque próximo

1. Faça um Piquenique: Prepare uma cesta de piquenique com alguns sanduíches, frutas e bebidas e aproveite um dia ensolarado no quintal ou em um parque próximo.

2. Brinque com Bolhas de Sabão: Faça sua própria solução de bolhas de sabão em casa e divirta-se fazendo bolhas e vendo-as flutuar pelo ar no feriado em casa com as crianças! 

3. Crie uma Caixa de Areia: Compre uma caixa de areia ou faça uma com madeira e areia e deixe seus filhos brincarem com seus brinquedos na areia.

4. Façam seu Próprio Jogo de Tacos (Bets): Utilizem madeiras, galhos, bolas de meia ou de tênis para fazer o próprio jogo de tacos para vocês. Em seguida é só brincar. 

5. Plante um Jardim: Plante algumas flores ou vegetais com seus filhos e ensine-lhes sobre o cultivo de plantas.

6. Faça um Jogo de Frisbee: Improvise um disco de frisbee com pratos que você tenha em casa e divirta-se jogando com seus filhos.

7. Crie um Campo de Obstáculos: Use materiais que você tem em casa para criar um campo de obstáculos ou um curso de corrida para seus filhos.

8. Pratiquem Esportes: Crie um pequeno campeonato entre vocês de futebol, vôlei, basquete ou qualquer outro esporte que vocês mais gostem. 

9. Faça uma Caça ao Tesouro: Crie um jogo de caça ao tesouro no quintal com pistas e prêmios para encontrar. Capriche nas pistas, o prêmio pode ser um vale-passeio, um lanchinho ou algum outro mimo que as crianças gostem. 

10. Realizem um Passeio de Bicicleta: Faça um passeio de bicicleta com seus filhos e explore a natureza em um parque próximo. Esse com certeza é uma das atividades mais buscadas quando o assunto é passar o feriado em casa com as crianças! 

 

feriado em casa com as crianças

Projetos de DIY para passar o feriado em casa com as crianças

1. Caixa de Tesouro: Use uma caixa de papelão e decore-a com tinta, adesivos ou qualquer outro material que você tiver em casa. Deixe seus filhos decorarem a caixa com seus próprios desenhos e adesivos.

2. Castelo de Papelão: Use caixas de papelão para criar um castelo personalizado com seus filhos. Deixe-os decorar o castelo com tinta, adesivos e outros materiais.

3. Fantasias: Use roupas antigas e outros materiais que você tem em casa para criar uma fantasia personalizada com seus filhos.

4. Casa de Bonecas: Use caixas de papelão, tecido e outros materiais para criar uma casa de bonecas personalizada com seus filhos.

5. Massinha de modelar com argila: Façam sua própria argila ou compre pronta. Deixe as crianças livres para criarem objetos conforte a imaginação. 

6. Quadro de Fotos: Use papel, cola, tesoura e revistas antigas para criar um quadro de fotos personalizado com seus filhos.

7. Crie um Livro: Use papel, canetas e tesoura para criar um livro personalizado com seus filhos. Deixe-os escrever e desenhar suas próprias histórias.

8. Faça Enfeites para Porta: Use papel colorido, tesoura e cola para criar uma enfeites personalizados com seus filhos. Não esqueça de pendurá-los! 

9. Crie um Jogo de Memória: Use papel colorido e canetas para criar um jogo de memória com seus filhos. Depois brinquem à vontade. 

10. Aprendam Dobraduras Juntos: Busque por tutoriais de dobraduras para aprenderem juntos.

Atividades educacionais para crianças

1. Quebra-Cabeça: Compre um quebra-cabeça ou imprima um quebra-cabeça gratuito da Internet e divirta-se montando-o com seus filhos.

2. Livro de Atividades: Imprima atividades gratuitas da Internet, como labirintos, palavras cruzadas e jogos e crie um livro de atividades personalizado com seus filhos.

3.Caixa de Histórias: Use papéis coloridos e canetas para escrever histórias e coloque-as em uma caixa. Deixe seus filhos escolherem aleatoriamente uma história para ler.

4. Jogo de Aprendizagem: Use cartões de papel para criar um jogo de aprendizagem personalizado com seus filhos. Escreva perguntas e respostas sobre um assunto específico, como matemática ou ciência.

5. Mapa do Tesouro: Crie um mapa do tesouro personalizado com pistas e desafios para seus filhos resolverem.

6. Livro de Receitas: Use papel, canetas e tesoura para criar um livro de receitas personalizado com seus filhos. Deixe-os escrever e desenhar suas próprias receitas.

7. Projeto de Ciências: Use materiais que você tem em casa para criar um projeto de ciências personalizado com seus filhos. Faça um vulcão de papel machê ou um experimento com água e óleo, por exemplo.

8. Jogo de Matemática: Use cartões de papel para criar um jogo de matemática. Escreva problemas de matemática e deixe-os resolvê-los.

9. Jogo de Palavras Cruzadas: Imprima palavras cruzadas gratuitas da Internet e divirta-se resolvendo-as com seus filhos.

10. Jogo de Memória com Palavras: Escreva palavras em pedaços de papel e coloque-os em um chapéu. Deixe seus filhos escolherem aleatoriamente duas palavras e tentar encontrar as correspondências.

Noites de jogos em família

1. Banco Imobiliário: Banco Imobiliário é um jogo clássico de estratégia e negociação que é divertido para toda a família.

2. Jogo da Vida: Jogo da Vida é um jogo de tabuleiro clássico que simula a vida real. É divertido e educativo para crianças e adultos.

3. Damas: Jogo de Damas é um jogo de estratégia que é divertido e desafiador para todas as idades.

4. Uno: Uno é um jogo de cartas divertido e fácil de jogar que é ideal para todas as idades.

5. Dominó: Dominó é um jogo clássico que é divertido e desafiador para todas as idades.

6. Trivia: Jogo de Trivia é um jogo de perguntas e respostas que é super divertido e educativo para crianças e para os adultos.

7.  Xadrez: O Xadrez é um jogo de estratégia que exige raciocínio e habilidades táticas. É uma ótima atividade para desenvolver o pensamento crítico das crianças, além de estimular a concentração e o planejamento estratégico.

8. Palavras Cruzadas: Resolva palavras cruzadas juntos e veja quem consegue terminar primeiro.

9. Jogo de Charadas: Nele, os participantes têm que adivinhar palavras, frases através de gestos, mímicas ou dicas. É uma excelente forma de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a comunicação não verbal, proporcionando momentos de risadas e diversão para todos.

10. Perguntas e Respostas: Uma atividade empolgante para desafiar o conhecimento e estimular o raciocínio das crianças. Vocês podem usar um jogo de tabuleiro específico, um aplicativo ou até mesmo criar suas próprias perguntas. 

feriado em casa com as crianças

Crianças na cozinha: receitas fáceis e deliciosas 

1. Biscoitos com Gotas de Chocolate: Faça alguns biscoitos com gotas de chocolate (cookies) com seus filhos e desfrute de um lanche caseiro delicioso. Na internet temos as mais variadas receitas.

2. Pizza Caseira: Faça pizza caseira com seus filhos e deixe-os adicionar seus próprios ingredientes.

3. Brownies de Chocolate: Faça brownies de chocolate com seus filhos e decore-os com chantilly e frutas.

4. Bolo de Cenoura: Faça um bolo de cenoura caseiro. Aproveite para ensiná-los sobre a importância dos alimentos saudáveis, como a cenoura que deixa tudo mais gostoso. 

5. Tortas rápidas: Pegue suas receitas de tortas favoritas e faça com os seus filhos. Dê preferência para aquelas que têm um passo a passo menor. Se preferir, façam uma salgada e uma doce, perfeitas para compor uma refeição completa, assim como para dividir com os vizinhos e familiares. 

Concluindo 

Após ler essa lista, temos certeza que o seu feriado em casa com as crianças será ainda mais divertido.

Como você pôde perceber, não é necessário grandes investimentos para que o tempo de qualidade entre vocês seja aproveitado ao máximo. 

O que importa mesmo é que estejam reunidos em torno da atividade escolhida, aproveitando cada segundo do dia, sem que distrações ou preocupações tirem vocês do foco principal: a diversão,  o afeto e as memórias maravilhosas que estarão criando juntos. 

E, se esse artigo te ajudou, não deixe de compartilhar! Para mais conteúdos como esse, siga nosso Instagram. Diariamente postamos dicas, novidades e promoções. Te vemos lá! 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.