Um dos medicamentos que mais estão sendo comentados na atualidade, é a melatonina, já que muitas pessoas registraram a sua satisfação com o seu consumo, conseguindo ter uma grande melhora nos sintomas que tal medicamento busca tratar. Entretanto, também não podemos ignorar o fato de que inúmeras dúvidas em relação à melatonina infantil começaram a surgir, algo que nós da SunKids estaremos tentando resolver no artigo abaixo.
Afinal, o que é e para que serve a melatonina?
Antes de tudo, é fundamental falarmos um pouco mais sobre a definição da melatonina, já que uma grande parcela da população ainda desconhece a existência e o intuito de tal hormônio, medicamentos ou até mesmo suplemento alimentar (uma definição que varia de acordo com o local e diálogo).
Bom, de maneira geral, a melatonina se trata de um hormônio produzido pelo próprio corpo humano, e assim como qualquer outro hormônio, tal produção está encarregada de uma determinada glândula, a qual é denominada como glândula pineal. A maioria das pessoas desconhecem tal glândula, mas pode-se afirmar que ela está localizada em nosso cérebro.
Este hormônio possui uma importantíssima função para os seres humanos, e como ele acaba tendo uma produção anormal em alguns indivíduos, algumas práticas de sintetização e até mesmo de extração do hormônio proveniente de animais foram desenvolvidas, e por conta disso, ele pode ser ingerido por forma de medicamentos (ou, como citado, suplementos alimentares).
Bom, partindo para a importância e principal objetivo que a melatonina possui, é possível dizer que ela se trata de um hormônio que se ativa durante a noite, ou seja, logo após o entardecer. Mesmo sendo atividade neste momento, ele tende a alcançar o seu pico de presença no organismo humano após algumas horas após o anoitecer.
Contudo, ele acaba sendo o principal responsável por levar os seres vivos ao primeiro estágio do sono, além de, claro, nos auxiliar a manter o sono durante o restante da noite. Ou seja, a melatonina pode ser resumida como o hormônio responsável por nos fazer dormir.
A melatonina é realmente segura para o consumo?
As dúvidas da população começam a crescer quando o fato de que na atualidade, a melatonina pode ser produzida vem à tona, pois o seu consumo necessita de alguns cuidados e de uma maior atenção, principalmente quando nos referimos ao consumo de melatonina infantil.
Bom, dentro do Brasil este hormônio é vendido conforme um medicamento, e portanto, o seu acesso acaba sendo um pouco mais restrito, já que a população deve passar pelo médico e ter uma receita para adquiri-lo (pelo menos, na maioria dos casos).
O consumo da melatonina costuma ser indicada quando o indivíduo apresenta uma grande dificuldade para dormir, chegando a índices elevados de insônia, ou até mesmo em algumas situações mais comuns, como em viagens internacionais de longo período, onde se torna um verdadeiro desafio se acostumar com o novo fuso-horário.
Sabendo disso, pode-se afirmar que a melatonina se trata de um hormônio que possui um consumo completamente seguro pelos humanos, caso seja seguido a prescrição médica de horários e doses. Evite ao máximo adquirir o medicamento sem um diagnóstico médico antecipado, pois ele pode ocasionar a piora dos seus sintomas e até o desenvolvimento de algum outro problema!
E para as crianças?
Bom, também não poderíamos deixar de citar sobre a consumação da melatonina infantil, pois muitos pais percebem que os filhos possuem certos problemas na hora de dormir, algo que pode estar diretamente relacionado a uma má produção de melatonina. Bom, caso seja recomendado pelo médico, o consumo de melatonina não deverá ocasionar nenhum efeito colateral sobre a criança, e por conta disso, esta prática é completamente segura.
Quais são os principais benefícios da melatonina infantil?
Para finalizar com chave de ouro, e assim, te deixar por dentro de todas as características que envolvem o consumo de melatonina infantil, resolvemos separar os principais benefícios que tal consumação apresenta, que são:
- Melhor qualidade do sono;
- Regularização do sono;
- Melhor descanso;
- Mais energia e melhor produtividade durante o dia;
- Melhora a produtividade durante o dia;
- Maior proteção do cérebro contra danos cerebrais;
- Melhora o desenvolvimento do corpo;
- Entre outros.
Contudo, agora sim é possível afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito à definição, importância e principais características do consumo de melatonina infantil.