Entenda porque os casos de miopia em crianças aumentaram na atualidade

Entenda porque os casos de miopia em crianças aumentaram na atualidade

Você já deve ter notado que os casos de miopia em crianças aumentam a cada dia que passa, algo verdadeiramente preocupante. Este aumento de casos tem inúmeras explicações, entretanto, nenhuma ultrapassa o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, ocasionando o desenvolvimento de miopia precoce, e assim, prejudicando a visão da criança de maneira permanente.


Infelizmente, mesmo sendo um problema seríssimo, é um fato que uma grande parcela da população ainda desconhece esse aumento de casos, deixando assim, de cuidar e proteger a visão de seus filhos, aumentando a probabilidade dos mesmos desenvolverem a miopia ou outra síndrome ocular.


Tendo isso em mente, deve ter ficado bem claro que a miopia em crianças é um assunto extremamente importante e que merece uma maior atenção, certo? Portanto, se você possui alguma dúvida sobre o tema, chegou o momento de tirar todas elas, bastando prestar atenção em todas as informações a seguir.

Quais são as causas comuns de miopia?

A miopia, de forma resumida, se trata de uma das principais síndromes oculares da atualidade. Está sindrome acaba afetando diretamente na capacidade do indivíduo em identificar objetos localizados a uma distância média ou longa. Ou seja, a miopia afeta a visão em situações de longas distâncias.


Pode-se dizer que a miopia possui milhares de causas diferentes para o seu desenvolvimento, desde causas naturais, até mesmo as causas artificiais. Algumas das principais causas naturais são:

  • Envelhecimento;
  • Uso excessivo da visão, abusando da fadiga ocular;
  • Exposição excessiva à luz solar;
  • Entre outros.

De forma geral, a maioria destas causas não podem ser evitadas na maioria das situações, a não ser a última opção citada, já que o avanço da tecnologia proporcionou a criação dos famosos óculos de sol, que conseguem bloquear totalmente os raios UV, que danificam diretamente a visão.


Porém, essas causas estão longe de ser as principais que ocasionaram o aumento dos casos de miopia em crianças. Este aumento acabou sendo proporcionado pelas causas “artificiais”, que serão citadas logo abaixo.

E quais são as causas que estão afetando as crianças?

Foi citado que o avanço da tecnologia, mesmo trazendo uma grande variedade de vantagens e benefícios, também veio acompanhado de malefícios, algo comprovado quando paramos para pensar que o aumento nos casos de miopia infantil é proveniente da tecnologia.


Algo que a maioria das pessoas não sabem, é que grande parte dos aparelhos eletrônicos emitem uma luz azul, sendo extremamente semelhante com a luz azul emitida pelo Sol, entretanto, enquanto a do sol traz somente benefícios em prol da saúde, a proveniente de aparelhos eletrônicos acaba sendo completamente prejudicial, principalmente para a visão.

Alguns dos principais exemplos de aparelhos eletrônicos que emitem esta luz azul são:

  • Computadores;
  • Notebooks;
  • Celulares;
  • Tablets;
  • Entre outros.

Contudo, pode-se afirmar que esta luz azul acaba sendo a principal culpada pelo aumento de casos de miopia infantil, portanto, os pais devem se preocupar com o excesso de exposição das crianças sobre aparelhos eletrônicos.

 

 

Há algum jeito de evitar a miopia em crianças? Quais?

Agora que você já sabe quais são as principais fontes do aumento de casos de miopia em crianças, finalmente chegou a hora que você conseguirá aprender a como prevenir o desenvolvimento desta síndrome ocular de forma precoce em seus filhos. Claro, caso ele tenha um genes de miopia herdado pela hereditariedade, é impossível reverter tal situação, mas estas dicas também auxiliaram a retardar o desenvolvimento da síndrome.

Óculos de descanso

Primeiramente, não poderíamos deixar de citar sobre os famosos óculos de descanso, que possuem uma fama extremamente má dentro do mercado, entretanto, fazem uma grande diferença. Estes óculos conseguem auxiliar na prevenção do desenvolvimento de síndromes oculares, como a miopia, já que eles protegem os olhos de alguns fatores externos.

Óculos de sol

Como já citado, os óculos de sol também possuem um papel fundamental para evitar o desenvolvimento precoce da miopia, já que os raios UV, provenientes do Sol, possuem uma grande influência no desenvolvimento da síndrome, portanto, não deixe de comprar um óculos de sol infantil para o seu filho.

 

 

CONHECER PRODUTO

Óculos bloqueadores de luz azul

Por fim, mas não menos importante, temos os óculos bloqueadores de luz azul, nos quais possuem o papel de bloquear completamente as luzes azuis artificiais, ou seja, as luzes emitidas por aparelhos eletrônicos. Com isso, você já sabe de tudo que é necessário sobre a miopia em crianças e como evitá-la.

 

 

CONHECER PRODUTO

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR