Mas afinal, o que causa conjuntivite em crianças? Entenda tudo aqui! - SunKids

Mas afinal, o que causa conjuntivite em crianças? Entenda tudo aqui!

Mesmo sendo uma doença extremamente famosa em todo o mundo, pode-se dizer que ainda existem muitas pessoas que não sabem o que causa conjuntivite, uma informação extremamente importante e que deveria receber uma maior atenção, para assim, ajudar o povo brasileiro a evitar este problema a todo custo.

Contudo, além desta dúvida, não podemos ignorar o fato de que a conjuntivite em si é uma doença que causa grande confusão na população, tendo somente o seu nome como populoso, e ocultando todas as suas principais características, tipos, tratamentos, causas, entre outros pontos.

Se você deseja se proteger desde já contra este problema que causa grandes incômodos e coceiras nos olhos, é recomendado que preste muita atenção em todas as informações a seguir, pois nós da SunKids iremos focar em responder a dúvida sobre o que causa conjuntivite em crianças.

O que é conjuntivite?

De modo geral, antes de nos aprofundarmos no assunto, e você observar o que causa conjuntivite, resolvemos trazer uma breve explicação desde o básico, para que assim, você possa criar uma base sólida de conhecimentos sobre a conjuntivite, algo que lhe ajudará a entender os tópicos mais avançados deste assunto.

A conjuntivite se trata de uma doença na qual causa uma significativa inflamação na conjuntiva (a parte branca dos olhos). Essa doença começa a se desenvolver com um grande vermelhidão na conjuntiva, seguido de coceira, lacrimejo e muita sensibilidade à luz. Vale dizer que estes sintomas podem variar de acordo com a conjuntivite desenvolvida pelo indivíduo, já que existem 3 tipos distintos de conjuntivite.

Muitas pessoas não sabem, mas a conjuntiva possui um papel fundamental para a nossa saúde ocular, tendo em vista que ela é a principal responsável por manter a parte interna dos nossos olhos (o interior das pálpebras) completamente seguros e protegidos dos fatores externos do meio ambiente.

Mesmo sendo um prazo que varia muito de caso para caso, pode-se dizer que a duração média de uma conjuntivite é de 10 dias (podendo ir de 7 dias até 15), entretanto, este ponto também acaba sendo variado de acordo com o tipo de conjuntivite desenvolvida.

 

Veja os 3 tipos de conjuntivite existentes na atualidade

Na atualidade existem 3 tipos distintos de conjuntivite, cada uma com as suas próprias características, sintomas, tratamentos e formas de contágio. Dentre esses três tipos, não podemos ignorar o fato que a bacteriana é classificada como a mais perigosa e severa, já que como o seu próprio nome diz, ela é causada por bactérias que entraram em contato direto com a conjuntiva, uma área que merece um pouco mais de cuidado e atenção. Sendo assim, os 3 tipos de conjuntivite são:

  • Conjuntivite bacteriana;
  • Conjuntivite viral;
  • Conjuntivite alérgica.

Então o que causa conjuntivite?

Vale dizer que a conjuntivite possui diversas causas prováveis, principalmente quando nos referimos às crianças, já que cada tipo é originada de uma maneira ou fator diferente. Entretanto, a causa mais comum na qual costumamos observar, é a conjuntivite causada por agentes patogênicos, ou seja, bactérias, fungos e até mesmo vírus. Na maioria das vezes, este tipo de conjuntivite é causada por uma grande concentração destes agentes.

Entretanto, esta doença também pode ser desenvolvida por conta de agentes físicos e químicos, como por exemplo: alguns gases, raios ultravioleta, corpos estranhos, fumos, entre diversos outros.

Por fim, mas não menos importante, não podemos deixar de citar que as síndromes oculares (como a miopia), quando não são tratadas de maneira correta, com lentes corretivas, ocasionam grande incômodo nos olhos, algo que pode proporcionar o desenvolvimento de uma conjuntivite.

 

Quais são os principais sintomas da conjuntivite?

Os principais sintomas que costumam ser causados por uma conjuntivite são:

  • Lacrimejo;
  • Sensibilidade a luz;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Inflamação da conjuntiva;
  • Coceira e incômodo nos olhos;
  • Dores oculares;
  • Febre;
  • Secreções;
  • Entre outros.

Existe algum tratamento da conjuntivite? Ela é contagiosa?

A conjuntivite é considerada como uma das doenças mais contagiosas de todo o mundo, portanto, é um problema que necessita de um pouco mais de cuidado e atenção, tanto para o indivíduo que a desenvolveu, quanto para as pessoas que convivem com tal indivíduo.

Vale dizer que o tratamento deste problema varia de acordo com a sua causa. Após descobrir o que causa conjuntivite naquela determinada situação, o tratamento poderá  começar. Tal tratamento costuma ser feito a base de remédios e medicações passadas pelo próprio médico ou oftalmologista.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.