O que fazer nas férias escolares: 5 dicas imperdíveis para aproveitar com as crianças - SunKids

O que fazer nas férias escolares: 5 dicas imperdíveis para aproveitar com as crianças

Junto com o final de ano, chegam os recessos e a dúvida sobre o que fazer nas férias escolares.

Afinal, todos merecem uma pausa e um descanso entre um ano e outro.

Porém, encontrar o que fazer nas férias escolares pode ser desafiador, já que são várias semanas com os pequenos fora da rotina habitual. 

Pensando nisso, preparamos 5 dicas especiais para aproveitar melhor e criar lembranças fantásticas com os seus filhos.

Boa leitura! 

O que fazer nas férias escolares: vá aos centros culturais, museus e teatros 

Mesmo que os museus próximos já sejam lugares conhecidos pelas crianças, tirar um dia para visitá-los sem pressa, pode ser uma experiência enriquecedora. 

Vale também visitar centros culturais locais ou de cidades próximas que em períodos de férias costumam ter programação especial.

Peças teatrais para o público infantil também costumam entrar em cena com maior frequência no período de férias escolares e muitas delas gratuitas. 

Por isso, fique de olho nos sites locais da sua cidade e confira a programação cultural para os meses de dezembro e janeiro.  

Esses passeios além de divertir, costumam trazer, através do lúdico, lições valiosas para as crianças, assim, o que fazer nas férias escolares fica ainda mais gostoso, não é mesmo?

o que fazer nas férias escolares

Preparem receitas culinárias juntos 

Outra atividade divertida para quem está em dúvidas sobre o que fazer nas férias escolares, é  reunir a criançada na cozinha, tomando todos os cuidados, claro. 

Sempre com a sua supervisão, escolham uma receita fácil e que as crianças gostem, como por exemplo, brigadeiro, cookies, muffins e mão na massa! 

Nessa hora, o importante é se divertir com todas as etapas que envolvem o processo culinário, por isso, procure não se irritar tanto com a bagunça. 

Pense que o tempo voa e daqui a pouco elas estarão crescidas e com outras prioridades durante as férias. 

Enquanto cozinham, deixe-as à vontade para aprender as medidas, o nome dos ingredientes e o nome de cada etapa de cocção. 

Cozinhar com as crianças ainda contribui com a própria independência delas, que crescerão seguras de como cozinhar a própria comida quando for a hora. Bom demais, né?  

o que fazer nas férias escolares

O que fazer nas férias escolares: sessão de cinema em casa  

Por mais que as crianças já não precisem dos adultos para assistirem seus desenhos e filmes favoritos, que tal transformar essa atividade em um tempo de qualidade? 

Para criar um clima diferente do dia a dia, prepare snacks como mini hot dogs, estoure a pipoca e permita o refrigerante (afinal, são férias!). 

Deixe o ambiente confortável para todos, com travesseiros e almofadas, apague as luzes e escolha um filme que seja apropriado e faça o gosto de todos.

Como essa tarefa pode parecer complexa, separamos alguns que são sucesso garantido. Confira!

  • Toy Story;
  • Monstros S.A;
  • Up - Altas Aventuras;
  • Viva - A Vida é uma Festa;
  • Extraordinário;
  • Sempre ao seu Lado;
  • Lilo & Stitch;
  • Procurando Nemo;
  • Divertida Mente;
  • A Fantástica Fábrica de Chocolates.

Dia de sol, dia de piscina 

Poucas coisas são mais gostosas sobre o que fazer nas férias do que passar boas tardes ensolaradas na piscina com os amigos, não é? 

Se você mora em apartamento, não tem problema, há sempre a mãe de um amiguinho que pode levar a criançada na piscina do clube ou até mesmo armar uma piscina inflável no quintal. 

O que vale é se refrescar com muita água quando a temperatura sobe.

As brincadeiras embaixo d’água são inúmeras e variam de acordo com a idade das crianças.

Desde aproveitar a parte mais rasa da piscina com boias e supervisão de adultos, até campeonatos de biribol, o vôlei dentro da água e competição de mergulho para os mais velhos.

Assim, respeitando a faixa etária, para quem procura o que fazer nas férias escolares, a piscina se torna uma aliada e tanto.

Entretanto, atenção aos cuidados que devem ser tomados para que a brincadeira não termine mal:

  • garanta que todos estejam de boia (se não souberem nadar);
  • utilize protetor solar; e
  • use óculos de sol, pois é um item indispensável.

Com esses cuidados básicos, a piscina (inflável, do condomínio, casa ou clube), continua sendo uma aliada infalível para as férias escolares.

Uma atividade extremamente divertida, na qual os pequenos conseguem extravasar toda a energia para ter aquele sono bem tranquilo durante a noite!  

Programe uma viagem para um destino diferente 

Viajar para reencontrar os familiares para as festividades de Natal e Réveillon é algo bastante comum na nossa cultura.  

Rever familiares, reunir os primos, abraçar os avós e os tios que ficaram distantes durante o ano é mesmo um momento bastante especial que costuma vir acompanhado de presentes, pratos deliciosos e muita alegria. 

Se essa viagem já está programada para acontecer, que tal pensar em outra viagem com um destino um pouco diferente apenas para a sua família?

Principalmente se você ainda não decidiu o que fazer nas férias. 

Pode ser para uma pousada, hotel fazenda, camping ou praia, por poucos dias.

férias escolares

O importante é desfrutar de momentos inesquecíveis entre vocês, nos quais vocês aproveitem para celebrar a felicidade de estarem todos juntos.

Assim como nos dias de piscina, não se esqueça do kit básico de proteção com óculos de sol para todo mundo aproveitar cada instante ao máximo. 

Até mesmo porque, daqui a pouco a rotina volta ao normal e todos sentirão saudades dessas inesquecíveis férias.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.