Entenda o que é oclusão ocular e se este tratamento realmente é efetivo - SunKids

Entenda o que é oclusão ocular e se este tratamento realmente é efetivo

Pode-se dizer que a oclusão ocular se tornou um dos assuntos mais comentados em todo o mundo na atualidade, já que este termo se refere a um dos tratamentos oftalmológicos mais eficientes e utilizados na atualidade, algo que nós da SunKids buscamos explicar detalhadamente mais abaixo.

Afinal, o que é oclusão ocular?

Como o próprio nome sugere, a oclusão ocular pode ser definida como a prática de tampar um dos olhos, para assim, impedir que a sua visão seja usada de maneira regular. Normalmente esta prática é realizada em conjunto com os próprios óculos do indivíduo e com um tampão oftalmológico de alta qualidade.

Pode parecer algo bobo e sem sentido, mas a oclusão ocular é muito utilizada em crianças que apresentam algum tipo de deficiência nos músculos oculares, como por exemplo o estrabismo ou até mesmo a ambliopia.

Na atualidade, a ambliopia é considerada como o principal problema que leva as crianças a utilizarem da oclusão ocular como tratamento, já que diversas pesquisas mostraram que caso não seja tratado com efetividade até o indivíduo completar 8 anos de idade, este problema pode trazer danos permanentes à visão, como por exemplo a cegueira total do olho afetado.

 

Ambliopia

Pode-se dizer que a ambliopia faz referência a uma doença, a qual também pode ser denominada como “olho cansado”, onde um dos olhos do indivíduo não conseguiu se desenvolver da forma esperada, e por conta disso, toda a visão captada por tal olho acaba sendo totalmente ignorada pelo cérebro, causando uma perda considerável na visão do indivíduo.

Com o passar do tempo, caso não seja tratado, o próprio cérebro irá julgar aquele olho como algo inútil, e assim, tenderá a parar de usar para sempre a sua visão. Para corrigir este problema, é utilizado a oclusão ocular, como você observou acima, para que o olho que apresenta a irregularidade comece a trabalhar de forma autônoma, se fortalecendo e conseguindo se igualar ao olho regular.

Qualquer tampão serve para realizar a oclusão ocular? Quais são os mais eficazes?

Muitas pessoas acham que qualquer tampão pode ser utilizado para fazer a oclusão ocular, entretanto, vale dizer que existem tampões oftalmológicos especiais para realizar tal tratamento, algo que você pode encontrar na SunKids, loja classificada como a melhor dentro do mercado oftalmológico na atualidade.

De maneira geral, deve ser utilizado um tampão de tecido, o qual se encaixe perfeitamente sobre os óculos, para assim, não deixar passar nenhuma fresta de luz para o olho regular, já que isso pode atrapalhar diretamente o tratamento.

O mais recomendado é a utilização de um tampão oftalmológico que se encaixa no olho como se fosse um band-aid, já que estes modelos conseguem impedir completamente a passagem dos raios de luz para a visão. Infelizmente, este tipo de tampão não pode ser bem aproveitado por crianças que necessitam do uso de óculos.

Onde eu posso encontrar estes tampões?

Como citado, o melhor lugar para você encontrar os tampões oftalmológicos para realizar o tratamento de oclusão ocular, é na SunKids, lugar que apresenta inúmeras opções de modelos, uma alta qualidade em todos eles, preços justos e acessíveis, promoções bem chamativas e diversas outras características únicas.

CONHECER PRODUTO

 

Quais cuidados meu filho deve tomar durante uma oclusão ocular?

Vale dizer que o uso do tampão ocular como tratamento necessita de alguns cuidados e atenção especial para alguns pontos, que são:

Uso dos óculos

Para as crianças que já possuem a necessidade de utilizar óculos por algum outro problema ocular, é fundamental que elas utilizem o tampão em conjunto com eles, para assim, não promover um desenvolvimento maior do seu erro de refração.

Se atentar para não ter frestas em meio ao tampão

Muitos casos em que existem frestas de luz em meio ao tampão, e consequentemente, a criança acaba utilizando o seu olho regular acontecem, e por conta disso, o tratamento não apresenta a eficiência esperada.

Não forçar descuidadamente o olho “fraco”

Também é necessário ter cuidado para não forçar ou utilizar além da conta o olho fraco, já que tais práticas podem vir a causar um grande cansaço repentino ou até mesmo uma certa dor, já que o olho não está preparado para aguentar tal pressão. Com isso, lembre-se de ter muita paciência, pois o tratamento de oclusão ocular realmente é efetivo.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.