Afinal, o que é um óculos de proteção? Conheça tudo que diz respeito a este EPI - SunKids

Afinal, o que é um óculos de proteção? Conheça tudo que diz respeito a este EPI

Após a regulamentação fazer uma referência direta aos óculos de proteção, foi possível observar uma grande crescente de pesquisas e dúvidas sobre tal equipamento, entretanto, são pouquíssimas plataformas que tentam explicar ou dar informações sobre esta categoria de óculos, algo que nós da SunKids estamos tentando mudar. Caso você tenha curiosidade ou deseje ficar por dentro de tudo que diz respeito aos óculos para proteção, recomendamos que preste muita atenção a seguir.

O que é um óculos de proteção?

Pode-se dizer que um óculos de proteção, assim como o seu nome indica, é um acessório utilizado em momentos em que os olhos podem vir a sofrer algum dano ou lesão. Estes óculos fazem parte das EPIs obrigatórias na atualidade, e por conta disso, acabou se tornando fonte de inúmeras pesquisas e dúvidas.

Algumas das profissões que podem vir a necessitar destes óculos são: eletricistas, dentistas, médicos, engenheiros, alguns trabalhadores de empresas e fábricas, entre outros.

Como você deve ter notado, o uso de um óculos de proteção é extremamente variado, já que na atualidade, todos merecem e necessitam de maiores cuidados com os olhos, para assim, preservar a sua capacidade integral de visão e saúde ocular. Por conta disso também que estes óculos se tornaram uma EPI, algo que fez total diferença para a sua importância dentro do mercado, levando grande parte das empresas e fábricas a disponibilizarem tal equipamento para os seus funcionários.

O que é EPI?

A sigla EPI, a qual significa Equipamento de Proteção Individual, diz respeito a um grupo bem vasto de equipamentos, produtos e até mesmo dispositivos feitos para o uso indivíduo de alguns trabalhadores que exercem funções que apresentem algum risco para a sua integridade, segurança, condicionamento físico ou saúde de alguma maneira. 

Na atualidade, possui até mesmo uma regulamentação que se trata somente às EPIs, a qual pode ser encontrada no trecho marcado como NR 6. De forma geral, existem inúmeras funções que possuem a obrigatoriedade de uso destes equipamentos por parte do profissional.

Dentre os inúmeros equipamentos que fazem parte dos EPIs, podemos citar os óculos de proteção, que é o assunto principal deste artigo. Estes óculos conseguem garantir a proteção total dos olhos conforme certas condições de trabalho, algo que varia de função para função, de óculos para óculos.

 

Principais modelos de óculos de proteção

Vale dizer que não existe somente um modelo destes óculos, já que cada um é feito para um uso e situação em específico. Os modelos costumam apresentar certas diferenças em suas lentes e até mesmo em algumas características que influenciam o seu formato e método de utilização, como o apoio nasal, materiais diferentes, hastes exclusivas, entre outros.

Tipos de lentes para óculos de proteção

Algo que pouquíssimas pessoas sabem, é que os óculos de proteção podem ser apresentados e comercializados com 5 tipos diferentes de lentes, sendo elas:

  • Lentes amarelas: Caracterizada por uma coloração mais amarelada, este tipo de lente é utilizado em óculos feitos para profissionais que deverão atuar em ambientes escuros, ou até mesmo que terão grande contato com partículas volantes, algo que estas lentes estão preparadas para aguentar;
  • Lentes incolores: Outro tipo de lente bem famoso nestes óculos, são as lentes incolores, ou seja, que não apresentam uma variação em sua cor base. Estas lentes são indicadas para profissionais que irão atuar em um ambiente claro, entretanto, que não apresenta uma luminosidade ao nível extremo;
  • Lentes cinzas: Agora para ambientes que apresentam uma luminosidade a nível extremo, temos as lentes cinzas, que conseguem bloquear parte de tal luminosidade, além de diminuir consideravelmente o contraste e brilho das cores;
  • Lentes verdes: Você com certeza já observou alguém utilizando lentes verdes, já que os óculos de proteção que utilizam tal lente são recomendados para soldadores, uma profissão que fica muito exposta a raios e luzes com característica de infravermelho e até mesmo algumas faíscas de solda, algo que pode prejudicar diretamente os olhos;
  • Lentes IN-OUT: Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar a outra variação de lentes incolores, conhecida como IN-OUT. Este tipo de lente é bem mais flexível que as citadas acima, já que ela pode ser utilizada em diversos ambientes, sendo recomendada para profissionais que necessitem de um óculos de proteção e tendem a se deslocar de ambientes com frequência.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.