Conheça as principais características e a verdadeira importância que os óculos para bebê possuem e ajude a proteger e preservar a visão do seu filho! - SunKids

Conheça as principais características e a verdadeira importância que os óculos para bebê possuem e ajude a proteger e preservar a visão do seu filho!

Você já deve ter notado que os óculos para bebê ganharam uma maior fama e popularidade na atualidade, entretanto, será que os motivos de tal fama fazem parte do seu conhecimento? É de extrema importância que toda a população tenha uma base sólida sobre tal tema, e por conta disso, nós da SunKids separamos as principais informações sobre estes óculos!

Mas afinal, do que se trata um óculos para bebê?

Mesmo sendo uma categoria bem simples de ser entendida, não podemos esquecer que ainda existe uma grande quantidade de pessoas que desconhece o significado do termo de óculos para bebê, algo que deve ser explicado para podermos nos aprofundar no assunto. Assim como todas as outras pessoas do mundo, os bebês também podem vir a apresentar alguma deficiência ou problema ocular, e assim, necessitar utilizar algum tipo de óculos com lentes corretivas (óculos de grau para bebe) ou até mesmo com lentes preventivas (óculos de descanso infantil).

Estes óculos possuem as mesmas características de um óculos tradicional, apresentando somente 2 pontos para se diferenciar dos demais, que é o seu estilo, já que estes óculos necessitam chamar e prender a atenção dos bebês, e portanto, apresentam formatos, cores e desenhos bem atípicos e variados, e ainda por cima, também são desenvolvidos pensando no tamanho do crânio infantil e no seu desenvolvimento.

Quais as principais finalidades e objetivos de um óculos de bebê de descanso?

A maioria dos pais não entendem qual a finalidade que um óculos infantil possui, já que antigamente, os principais problemas oculares eram desenvolvidos conforme o envelhecimento, como a própria presbiopia. Os casos de problemas desenvolvidos por crianças eram extremamente menores quando comparamos com os dias atuais. 

Pode-se dizer que tal ponto anda preocupando milhares oftalmologistas, e por conta disso, alguns recursos foram desenvolvidos para proteger e preservar a visão infantil, como os próprios óculos para bebês. Eles apresentam 3 objetivos principais, que são:

 

Proteção contra fatores externos (raios solares, luzes azuis)

Uma das principais causas dos problemas oculares no público infantil são os fatores externos, principalmente os provenientes dos aparelhos tecnológicos, no caso, as luzes azuis. Como a tecnologia desenvolveu inúmeros aparelhos que conseguem auxiliar os pais e entreter as crianças durante o seu crescimento, como as televisões, celulares, computadores, entre outros, é um fato que as crianças começaram a usufruir de tais aparelhos de forma excessiva.

Infelizmente, estes aparelhos transmitem as perigosas luzes azuis, algo que é diretamente absorvido pelos olhos humanos e ocasiona inúmeros problemas, iniciando pelo simples sintoma de fadiga ocular, e com o passar do tempo, piorando o diagnóstico. Também vale dizer que os raios solares também influenciam e prejudicam diretamente a visão humana quando absorvidos, sendo outro fator que merece uma maior atenção.

Para dar um fim a estes problemas, foram desenvolvidos os óculos infantis escuros e até mesmo os óculos infantis BlueFlex, sendo 2 dos principais acessórios que todos os pais devem se preocupar em adquirir para os seus filhos.

Menor exigência sobre a vista

Além destes dois modelos de óculos citados acima, não podemos esquecer que também existem os óculos de descanso infantil, os quais possibilitam com que a criança utilize a sua visão sem grandes preocupações de determinados fatores externos que tendem a cansar a vista com o passar do tempo, como por exemplo: luzes, animações, leitura, e muito mais.

É possível um bebê com óculos de grau? Entenda tudo que diz respeito 

Muitos pais ainda não sabem, mas a infância é considerada como a época em que a visão se encontra parcialmente desprotegida, e portanto, costuma apresentar uma maior fragilidade do que o normal. Tal característica é proveniente do crescimento e desenvolvimento do crânio infantil, ou seja, algo completamente natural e impossível de ser evitado.

Por conta disso, inúmeras medidas preventivas (como os óculos de descanso infantil citados acima), foram desenvolvidos. Infelizmente, não são todos os casos que conseguem ser evitados por estes óculos, e por conta disso, foram desenvolvidos modelos de óculos de grau para bebê.

Evitar o desenvolvimento precoce de erros de refração

Assim como os adultos tratam os erros de refração ocular (como a miopia, astigmatismo, entre outros), com óculos de grau, as crianças também seguem por tal tratamento na maioria das vezes, ainda mais quando paramos para pensar que uma das únicas opções de cirurgias seguras para reverter um erro de refração só pode ser realizado após o fim do amadurecimento físico (21 anos).

Contudo, estes óculos apresentam tamanhos e materiais específicos, para assim, conseguir ter uma melhor fixação sobre a cabeça das crianças, assim como os demais óculos infantis citados acima. O grande diferencial destes óculos estão em suas lentes, que apresentam uma característica corretiva, permitindo com que a criança enxergue com facilidade e eficiência, mesmo após desenvolver algum erro de refração.

Por que tantas crianças andam apresentando a necessidade de um óculos de grau para bebê na atualidade?

Algo que não podemos ignorar, é o principal motivo que está ocasionando o aumento de casos de erros de refração ocular durante a infância, já que tal situação anda preocupando milhares de oftalmologistas em todo o mundo. Diversas pesquisas foram feitas, e com elas, é possível confirmar que durante a pandemia, milhares de novos casos infantis surgiram, algo que pode comprometer o futuro da própria população.

De maneira geral, a principal culpada pelo aumento de casos, é a tecnologia e seus aparelhos eletrônicos que emitem luzes azuis. Como citado acima, estas luzes azuis são transmitidas por todos eletrônicos que possuem algum tipo de tela ou display, como celulares, televisões, computadores, entre outros.

Estas luzes azuis levam o indivíduo a desenvolver o sintoma de fadiga ocular, e com o passar do tempo, como as crianças já tendem a possuir uma visão mais frágil que o normal, problemas oculares também acabam aparecendo, como os erros de refração. Caso queira evitar tal situação, é recomendado que siga todas as orientações citadas acima, principalmente as que se referem ao uso de óculos BlueFlex infantil.

Caso tenha se interessado pelos modelos de óculos para bebê citados acima, recomendamos que visite a plataforma da SunKids, que é classificada como a melhor loja de óculos que atende e foca no público infantil atualmente.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.