Proteja a visão do seu filho para o futuro: Principais sintomas de miopia que você deve se atentar - SunKids

Proteja a visão do seu filho para o futuro: Principais sintomas de miopia que você deve se atentar

A visão é um dos sentidos mais importantes para os seres humanos, algo que deve ser cuidado desde o primeiro dia de vida. Infelizmente, existem muitos problemas e síndromes que acabam influenciando diretamente a visão dos indivíduos na atualidade, algo que merece uma maior atenção. Vale dizer que antes destes problemas aparecem, existem alguns sintomas que podem ser observados, como por exemplo, os sintomas de miopia.


Infelizmente, muitos pais desconhecem a existência ou importância de saber tais sintomas, e por conta disso, os seus filhos acabam ficando propícios a terem uma visão com alguma síndrome futuramente. Na atualidade, pelo menos 30% de toda a população necessita utilizar algum tipo de óculos com grau, e por conta disso, este assunto merece uma maior visibilidade de todo o público.


Com isso, se você faz parte do grupo de pessoas que desconhece completamente quais são os principais sintomas de miopia, ou até mesmo como evitar que tal síndrome evolua e prejudique a visão do seu filho, recomendamos que você preste muita atenção em todas as informações que serão citadas a seguir.

O que é miopia?

De forma geral, não adianta nada explicar quais são os principais sintomas da miopia, se ainda resta alguma dúvida em relação à síndrome em si, portanto, é fundamental que você entenda de uma vez por todas o que é a miopia.


Classificada como uma síndrome ocular que afeta diretamente a retina, a miopia é um problema que afeta diretamente a capacidade que o indivíduo possui de identificar objetos localizados a uma longa distância. Dependendo do grau de miopia que cada indivíduo possui, a identificação dos objetos pode ficar ainda mais difícil, até chegar em uma situação praticamente impossível.

Qual a importância de prestar atenção nos sintomas de miopia durante a infância?

As crianças possuem uma maior probabilidade de desenvolverem síndromes ou problemas oculares, como por exemplo, a miopia. Isso acontece, por conta das inúmeras transformações que o crânio passa até chegar no amadurecimento completo. Também não podemos descartar os inúmeros problemas e pressões exercidas sobre os olhos durante o momento do nascimento, algo que pode acarretar algum problema direto para a visão do bebe.

 

Por conta disso, é fundamental prestar muita atenção nos sintomas de miopia durante o desenvolvimento da criança, já que nesta época, qualquer grau mínimo pode acabar evoluindo e se tornando um grande problema, obrigando a criança a utilizar um óculos pelo resto de sua vida, ou até mesmo a realizar alguma cirurgia no futuro.

Até que idade devo me atentar em tais pontos?

Muitas pessoas não sabem em que momento ou idade o crânio costuma atingir o seu desenvolvimento completo, deixando de lado as maiores preocupações que os pais devem tomar em relação ao desenvolvimento de uma síndrome ocular. Com isso, milhares de oftalmologistas recomendam o acompanhamento periódico até a criança completar 3 a 4 anos de idade, e após isso, as visitas podem ter um espaço de tempo maior.

Quais são os principais sintomas de miopia?

Finalmente chegou o momento que você conseguirá observar atentamente os principais sintomas da miopia que costumam aparecer nas crianças. Lembre-se de procurar ajuda com um oftalmo caso qualquer um destes problemas surjam e permaneça por um período de tempo considerável. Os sintomas de miopia são:

  • Fadiga ocular;
  • Dores de cabeça;
  • Hábito de "apertar" os olhos para enxergar;
  • Hábito de sentar muito próximo a televisão;
  • Necessidade de piscar os olhos muitas vezes ao realizar alguma atividade que exija a leitura;
  • Esfregar os olhos com frequência;
  • Entre outros.

Descobrir os sintomas previamente auxiliam em que?

Como citado, a infância é o período em que a visão e os olhos merecem uma maior atenção, já que o desenvolvimento do crânio e demais fatores externos acabam influenciando diretamente tais pontos, podendo causar o desenvolvimento de um problema irreversível.

 

Contudo, ao descobrir os sintomas de miopia antes deles se desenvolverem, é possível começar o acompanhamento oftalmo, e assim, a utilização de um óculos de grau baixo, evitando que a miopia se desenvolva ainda mais e se torne um problema mais sério.

Com isso, pode-se afirmar que você já está por dentro de tudo que diz respeito aos principais sintomas de miopia, algo que irá lhe ajudar a evitar o desenvolvimento precoce da doença.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.