Entenda para que serve o teste do olhinho - SunKids

Entenda para que serve o teste do olhinho

O teste do olhinho acabou caindo no esquecimento, assim como milhares de outros testes e exames que devem ser feitos assim que a criança nasce, já que muitas instituições cobram ou não possuem profissionais para realizarem tais exames. Sabendo disso, é fundamental que você entenda para que serve o teste do olhinho, para assim, saber da importância de realizar tais exames, mesmo que seja necessário mudar de instituição.

Contudo, mais abaixo será explicado tudo que acabou sendo esquecido com o tempo sobre o teste do olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho (TRV), como por exemplo: para que serve, quando deve ser feito, como ele é feito, entre outros tópicos extremamente importantes e que podem salvar o seu filho de alguma doença, síndrome ou problema ocular futura.

Sabendo disso, caso você realmente queira entender para que serve o teste do olhinho, além dos outros pontos citados, para assim, prevenir doenças oculares seríssimas para seu filho, é essencial que você preste muita atenção neste artigo!

Para que serve o teste do olhinho?

Assim como outras doenças, diversas síndromes oculares podem ser descobertas desde o primeiro dia de vida, como a miopia, catarata e em alguns casos, até mesmo a cegueira. Entretanto, quanto mais cedo estes problemas forem descobertos, mais fácil e mais efetivo se torna o tratamento. De forma geral, o teste do olhinho serve para descobrir ou prevenir o desenvolvimento destes problemas.

Vale dizer que estas síndromes e doenças costumam aparecer por 2 fatores distintos em crianças, que são: algum problema ou complicação durante o parto, danificando diretamente os olhos da criança, ou até mesmo por conta de hereditariedade, herdando um problema presente nos genes dos pais.

Quando fazer o teste do olhinho?

O teste do olhinho não deve ser um teste realizado somente uma vez, já que algumas síndromes e doenças acabam aparecendo conforme o crescimento da criança ou com a ativação de algum genes, sendo algo que você deve entender para saber para que serve o teste do olhinho. 

Por conta disso, a maioria dos pediatras e oftalmologistas de confiança solicitam que os pais retornem para fazer novamente o teste do olhinho quando a criança completar 3 anos, momento no qual o crânio da criança já apresenta um tamanho e desenvolvimento significativo.

 

 

Mas afinal, o teste do olhinho possui mais alguma importância ou objetivo?

Diversos estudos já mostraram que as crianças são mais propícias a apresentarem irregularidade e desenvolvimento precoce sobre as síndromes oculares, como a miopia, um fator proveniente do crescimento natural e mudança de formas sobre o corpo, crânio e olhos.

Por conta disso, tais problemas podem acabar se tornando um grande problema para o futuro da criança. Sabendo disso, o teste do olhinho tenta diminuir os riscos da criança ter um futuro prejudicado por conta deste desenvolvimento precoce. Ao descobrir com antecedência algum problema ocular, o seu tratamento se torna bem mais prático, efetivo e seguro.

Após 3 anos do nascimento, o crânio da criança atinge um tamanho e formato que não devem apresentar grandes alterações, e por conta disso, o desenvolvimento das síndromes e alterações de graus começa a ser mais regular, e por conta disso, é recomendado a volta ao oftalmologista ou pediatra após este período.

Como o teste do olhinho é feito?

O teste do olhinho possui uma execução extremamente simples, prática, rápida e segura, não deixando a criança em nenhum momento incomodada ou com algum tipo de dor, sendo um dos pontos mais fortes deste teste.

Ele é feito com a ajuda de um aparelho conhecido como oftalmoscópio, no qual emite um raio de luz que é direcionado para os olhos da criança, e assim, o resultado do teste irá depender da resposta e brilho que os olhos apresentarem.

A SunKids está aqui para lhe ajudar!

O teste do olhinho não é algo fácil para os pais, principalmente quando eles descobrem a existência de algum problema na visão de seus filhos, como a miopia, uma das síndromes mais comuns de serem desenvolvidas precocemente.

Entretanto, caso você tenha ciência da importância do teste do olhinho e realizá-lo no prazo e momento certo, não há com o que se preocupar. E se porventura, algum problema vier a aparecer, a SunKids está aqui para lhe ajudar no tratamento do seu filho, oferecendo produtos de confiança e eficientes que realmente vão ajudar!

Com isso, você já sabe de tudo que é necessário para entender para que serve o teste do olhinho, qual a sua importância e como ele é feito, portanto, seu filho com certeza está bem mais seguro agora!

 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.