10 maneiras para criar tempo e se divertir com os filhos

Patricia Camargo  

Hoje o papo é sobre criar tempo e se divertir com os filhos.

Afinal, uma coisa é dar várias dicas de brincar. Outra é mostrar como planejamos tudo isso e efetivamente incluímos a brincadeira no dia a dia e no tempo com os filhos.

Há tempos eu li um post chamado 10 maneiras criativas para conseguir criar tempo para ficar com os filhos no blog Inner Child Fun e achei que o tema tinha tudo a ver com os desafios que eu vivo no cotidiano e que me levaram a criar o Tempojunto.

Não deveria ser assim, mas o fato é que, com a correria do dia a dia, os filhos muitas vezes acabam ficando com o que sobra do nosso tempo, depois de tudo o que as obrigações da casa e do trabalho exigem. O tempo de brincar junto, então, esse praticamente não existe.

Resolvi pensar no meu estilo de vida e acabei criando as minhas 10 maneiras de conseguir encontrar passar um tempo junto de qualidade com as minhas filhas. Se você não tem tempo suficiente, vai ser preciso cria-lo.

1. Valorize as janelas do seu tempo
Janela é o nome que eu e meu marido damos ao tempo que surge de forma não planejada e que pode ser aproveitado fazendo alguma coisa útil. É o médico que atrasa 30 minutos, o trânsito que engarrafa, os minutos na fila para comprar ingresso. Todas essas janelas podem ser usadas para brincar se as crianças estão por perto. Bastam 2 minutinhos livres para você poder fazer uma brincadeira de mãos, do tipo Adoleta ou Jokenpô.

2. Inclua a brincadeira na agenda
Isso mesmo. Reserve um período do dia para brincar e faça dele um compromisso tão sério quanto uma reunião de trabalho. Jogar um jogo de tabuleiro na mesa do café da manhã, por exemplo.

3. Crie rotinas especiais

Um momento se torna memorável quando faz parte de uma tradição. Podem ser coisas um poucos mais demoradas, como fazer da noite de domingo a hora da sessão do filme em família em casa, ou algo mais simples breve, como sempre apostar uma corrida da vaga da garagem até o elevador na hora da volta da escola.


4. Envolva as crianças nas tarefas da casa

Se você parar para pensar, algumas atividades ficam até mais divertidas com as crianças por perto. Uma competição para ver quem arruma a cama mais rápido, cantar e dançar enquanto se faz faxina na sala – a vassoura pode ser um ótimo parceiro de dança. E na cozinha então? Faça dos pequenos os seus ajudantes, com avental e tudo. Eles vão adorar ser os mini-chefs da casa


5. Se planeje

Use parte do seu final de semana para planejar momentos de brincar durante a semana. Com um pouco de organização e tendo os materiais certos, até brincar fica mais fácil. Pense em brincadeiras que você pode fazer e convide as crianças para participar. Anda sem ideias? Experimente fazer um foguete de bexiga, por exemplo.

6. Saia da rotina

Pelo menos uma vez por semana faça algo diferente. Café da manhã na cama, jogar bexiga antes de dormir, acampamento na sala com lençóis amarrados nas poltronas, cachorro-quente no jantar em plena terça-feira. Surpreenda!


7. Crie um ritual para a hora de dormir
Faça da hora de dormir um momento especial. Leia histórias, invente histórias, ouça músicas de ninar, encha seus filhos de carinho. E repita tudo no dia seguinte.

8. Organize um clubinho em casa
Escolha um espaço da casa para ser um canto especial. Pode ser um closet ou a parte debaixo de uma mesa coberta com uma tolha que vá até o chão. Use este canto para fazer algumas atividades especiais. Pode ser o Clube das Meninas (mãe e filha), o Clube da Família (todo mundo junto). A primeira tarefa do clube vai ser escolher o que fazer. Começar uma coleção, por exemplo.

09. Compartilhem um hobby
Se as crianças forem mais velhas, fica ainda mais fácil. Você e eles podem compartilhar gostos e fazerem algo juntos. Aqui em casa, eu e a Carol, minha filha de 8 anos, adoramos pintar mandalas. Temos até um porta-lápis com o material de pintar que é exclusivo para a hora de fazer as Mandalas. Podia ser colecionar figurinhas, moedas, carrinhos, ou ainda fazer pulseiras de elástico. Não faz diferença. O importante são os momentos compartilhados.

10. Diga mais sim!
Essa veio direto do post do Inner Child Fun para a minha vida: dá próxima vez em que a criança chamar você para brincar, diga sim. Sua lista de tarefas pode ficar para depois.

O que achou? Aqui tem uma imagem com a lista de tudo que falamos. Para você guardar na carteira, na bolsa, sobre a mesa do escritório e ler sempre.