7 sinais de que seu filho pode estar com problemas de visão

7 sinais de que seu filho pode estar com problemas de visão

Infelizmente, os problemas de visão podem aparecer muito mais cedo do que imaginamos. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que 30% das crianças brasileiras sofram de algum problema refrativo, como miopia ou astigmatismo. Para te ajudar a identificação possíveis de problemas de visão na infância, destacamos aqui 7 sinais importantes que precisam ser observados. Confira!  

1. Problemas de visão na infância: Olhar sonolento ou irritado

Um dos primeiros sinais de que seu filho pode estar com problemas de visão é o olhar sonolento ou irritado. 

Dessa maneira, se você perceber que seu filho sempre parece cansado, mesmo que tenha dormido o suficiente, ou que ele apresenta irritabilidade excessiva, pode ser um indicativo de que ele está forçando a visão para enxergar com clareza, o que pode ser um sinal de miopia, astigmatismo ou outro problema de visão.

2. Dificuldade em enxergar objetos de perto

Outro sinal de que seu filho pode estar com a visão comprometida é a dificuldade em enxergar objetos de perto. 

Assim, se a criança tiver dificuldades para ler ou acompanhar as atividades escolares que exigem foco próximo, como escrever ou desenhar, é importante ficar atento. 

Esse sintoma pode indicar hipermetropia ou presbiopia, que são condições em que a visão de perto é prejudicada.

3. Esfrega os olhos com frequência

Seu filho esfrega os olhos com frequência? Isso pode ser uma indicação de que ele está sofrendo com algum problema de visão ou desconforto visual. 

Pois, o ato de esfregar os olhos pode ser uma tentativa de aliviar a irritação causada por problemas como a síndrome do olho seco, alergias oculares ou até mesmo erros refrativos. Portanto, fique atento a esse comportamento! 

problemas de visão na infância

4. Inclina a cabeça para ver melhor

Se você perceber que seu filho tem o costume de inclinar a cabeça para enxergar melhor, é um sinal de que ele pode estar com a visão comprometida. 

Uma vez que essa postura pode indicar estrabismo ou outros problemas oculares que interferem na capacidade de alinhar corretamente os olhos. 

Caso observe esse comportamento frequente, é importante consultar um oftalmologista para fazer uma avaliação.

5. Evita atividades que exigem boa visão

Crianças com problemas de visão tendem a evitar atividades que exigem uma boa visão, como ler, assistir televisão, brincar com jogos ou quebra-cabeças, por exemplo. 

Afinal, elas podem demonstrar desinteresse ou frustração diante dessas situações, pois têm dificuldade em acompanhar o que está acontecendo. 

Essa aversão a atividades que demandam visão pode ser um indicativo de que seu filho está com problemas visuais.

6. Problemas de visão: Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz, também conhecida como fotofobia, é um sintoma comum em crianças com problemas de visão

De modo que se você perceber que seu filho fica desconfortável em ambientes mais claros ou apresenta dificuldade em olhar para fontes de luz intensa, como o sol, pode ser um indício de algum problema ocular.

sinais de problemas de visão

7. Dificuldade em identificar cores

Seu filho está tendo dificuldade em identificar cores corretamente? Isso pode ser um sinal de daltonismo ou de algum outro distúrbio da visão das cores. 

O daltonismo é uma condição hereditária que dificulta a distinção entre certas cores, como o vermelho e o verde. Assim, se você suspeitar que seu filho está com dificuldade em identificar as cores de forma precisa, é importante procurar uma avaliação profissional.

Concluindo o assunto 

Em conclusão, estar atento aos sinais de que seu filho pode estar com a visão comprometida é essencial para garantir seu bem-estar visual. Caso você identifique algum desses sinais, a melhor abordagem é procurar um oftalmologista pediátrico para fazer uma avaliação completa da saúde ocular da criança. Quanto mais cedo um problema visual for identificado, maiores são as chances de tratamento e correção adequados, contribuindo para o desenvolvimento pleno do seu filho.

Portanto, lembre-se de que os exames de rotina são essenciais para a saúde ocular infantil, mesmo que não sejam observados sinais de problemas visuais. O cuidado preventivo é fundamental para assegurar uma visão saudável e livre de complicações no futuro. 

 

Cuidar da visão infantil é a preocupação número um da SunKids! Proteja os olhinhos dos pequenos com nossos óculos infantis flexíveis com lentes UV400 e polarização ou contra luz azul usando nossos óculos da linha Blueflex! 

Clique aqui e conheça toda a nossa coleção em promoções exclusivas com até 70% de desconto apenas durante esse mês! 

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.