A miopia pode influenciar na alfabetização infantil e letramento na educação infantil? - SunKids

A miopia pode influenciar na alfabetização infantil e letramento na educação infantil?

Pode-se dizer que a miopia se tornou um dos problemas oculares que mais afetam crianças em todo o mundo. Na atualidade, aproximadamente 30% de toda a população necessita utilizar óculos com lentes corretivas, e dentre este número, é um fato que grande parte é por conta de certo grau de miopia. Contudo, estes números começaram a assustar muitos pais, e com isso, a dúvida se a miopia possui alguma influência sobre a alfabetização e letramento na educação infantil começou a aparecer.


Mesmo na situação atual em que o mundo todo se encontra, a mídia ainda não entrega a visibilidade merecida para este assunto, algo que proporciona ainda mais desinformação, rumores falsos e fake news, levando inúmeras pessoas a cometerem ações ou práticas que podem prejudicar diretamente a visão, principalmente com os filhos. Esta situação deve ser mudada o mais breve possível, para assim, tentar reverter a situação atual da sociedade.


Tendo isso em mente, se você realmente deseja aprender se a miopia possui uma influência sobre a alfabetização e letramento na educação infantil, recomendamos que preste muita atenção em todas as informações a seguir, pois falaremos sobre tudo que você deve saber para conseguir proteger e auxiliar o desenvolvimento dos seus filhos.

Afinal, a miopia possui alguma influência sobre a alfabetização e letramento na educação infantil?

Diversos estudos, principalmente os realizados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mostraram que a miopia (quando não tratada) possui uma grande influência sobre a nossa concentração, potencial de aprendizagem e produtividade, já que na maioria das vezes, a dor de cabeça e tontura se tornam um sintoma bem frequente em momentos específicos, como dentro da sala de aula.


Por conta disso, pode-se afirmar que sim, a miopia consegue influenciar diretamente de forma negativa a alfabetização infantil. Por conta disso, um grande número de crianças andam apresentando resultados negativos dentro da escola, algo que chama a atenção dos pais, entretanto, a falta de conhecimento sobre tal assunto não permite que eles proporcionem o tratamento para seus filhos.

 

Como eu posso perceber essa influência?

Mesmo sabendo que a miopia pode atrapalhar na alfabetização dos filhos, é um fato que este problema não é o único que possui alguma influência durante esta etapa, e por conta disso, é fundamental se atentar a alguns sintomas que costumam aparecer nas crianças que possuem miopia. Esses sintomas costumam ser:

  • Dificuldade de aprendizagem;
  • Problemas para se concentrar;
  • Letras grandes ou tortas;
  • Falta de vontade de estudar ou aprender;
  • Notas irregulares;
  • Entre outros.

Em qualquer sinal de presença destes sintomas, é recomendado que você separe algum tempo para conversar com o seu filho, e assim, entender o que anda acontecendo. Em alguns casos, ele poderá lhe avisar que possui alguma dificuldade em enxergar, em outras, ele pode te falar o que anda sentindo. Independente da resposta, é essencial que você procure e faça uma visita à oftalmopediatria o mais breve possível, para assim, ter um diagnóstico real e completo para fazer o exame de vista infantil, pois ele pode estar com a saúde ocular prejudicada.

 

Principais causas da miopia em crianças

Agora que você já sabe que a miopia realmente possui certa influência sobre a alfabetização infantil, é essencial falarmos sobre as principais causas desta síndrome em crianças, para que assim, você possa potencializar a proteção do seu filho ao máximo.

Hereditariedade 

A primeira causa que deve ser citada, como você já deve ter imaginado, é a hereditariedade, já que grande parte das crianças acabam herdando o genês da miopia de alguns de seus pais, e por fatores naturais (ou não) estes genes acabam se ativando e desenvolvendo a síndrome conforme o crescimento e amadurecimento da criança.

Fadiga ou cansaço ocular

Na maior parte dos casos em que a miopia afeta a alfabetização infantil, pode-se dizer que o principal causador do problema é o excesso de fadiga e cansaço ocular, nos quais sobrecarregam os olhos a um ponto em que eles trabalham além do seu limite, diminuindo a sua proteção contra o desenvolvimento de síndromes. Tal problema é proveniente da absorção de luzes azuis de aparelhos eletrônicos, algo que pode ser evitado com um óculos BlueFlex.

CONHECER PRODUTO

 

Raios solares

Por fim, mas não menos importante, a miopia que atrapalha a alfabetização infantil também pode ser desenvolvida por conta de uma absorção em excesso dos olhos sobre raios solares. Algo que pode ser evitado com um óculos de sol com proteção UV.

CONHECER PRODUTO

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.