Conheça as principais causas e tratamentos para o globo ocular inchado em crianças - SunKids

Conheça as principais causas e tratamentos para o globo ocular inchado em crianças

O globo ocular inchado se tornou um dos problemas que mais influenciam e atrapalham o dia a dia das crianças. Infelizmente, mesmo sendo um sintoma extremamente preocupante, grande parte dos pais o ignora, algo que não deve acontecer em hipótese alguma! Para lhe ajudar a identificar e tratar tal problema, resolvemos separar algumas informações, práticas e dicas sobre o inchaço nos olhos, algo que todos devem conhecer.

Afinal, o que é globo ocular inchado?

De forma geral, o globo ocular inchaço em crianças costuma ser tratado como um sintoma de outros problemas ou doenças. Este sintoma, também conhecido como edema ocular, é resumido pelo seu próprio nome, que é a situação em que os olhos se encontram com um tamanho fora do comum (inchados ou inflamados).

Normalmente, este inchaço é acompanhado de vermelhidão, coceiras e até mesmo dores sobre os olhos, e portanto, acaba sendo um problema que influencia negativamente e diretamente a vida do indivíduo. Normalmente este sintoma está associado a inflamações, infecções, lesões, alergias ou até mesmo traumas oculares.

Diferentemente de outros problemas, os quais costumam apresentar um público alvo (jovens, idosos, homens, mulheres, entre outros), inchaço no globo ocular é um sintoma que pode ser desenvolvido por todas e quaisquer pessoas, já que suas causas são extremamente variadas, entretanto, é possível observar que as crianças costumam ser mais atingidas sobre tal problema.

Também vale dizer que a grande maioria das pessoas acham que o grau de inchaço sobre os olhos (por exemplo, muito ou pouco inchado) possui alguma relação sobre a gravidade do problema ou doença causadora do sintoma. Tal pensamento está completamente errado, já que não importa o grau do inchaço, o fato dele existir já é uma grande preocupação.

Por fim, mas não menos importante, não podemos esquecer de citar que existem diversos tipos de inchaços, já que eles podem acontecer abaixo dos olhos, acima, nos lados ou até mesmo no centro, algo que varia de acordo com as fontes.

 

Quais outros sintomas são acompanhados deste problema?

Como citado, normalmente o globo ocular inchaço em crianças é um sintoma de outra doença ou problema, e por conta disso, é comum observamos o aparecimento e desenvolvimento de outros sintomas em conjunto com o inchaço, algo que você também deve conhecer, para assim, conseguir diagnosticar a existência de uma irregularidade e se dirigir rapidamente a um oftalmologista.

A dor nos olhos é um dos principais sintomas que podem acompanhar o inchaço, também podendo ser citado: vermelhidão, irritação, coceira, ardência, fadiga ocular, fotofobia, lacrimejo, dor de cabeça, visão embaçada, entre outros. Muitas pessoas acham que a consulta a um profissional deve ser realizada somente em casos mais graves, entretanto, independentemente da variedade de sintomas, qualquer percepção de inchaço sob os olhos já é uma situação que exige uma consulta.

Principais causas do globo ocular inchado

Como citado, as causas que levam o globo ocular a ficar inchado são extremamente variadas, e por conta disso, é impossível citar todas as existentes. Porém, para lhe ajudar a entender ainda mais este assunto, separamos as principais causas deste sintoma, que são:

Alergias nos olhos

Diversas situações podem fazer o sistema imunológico reagir de uma forma irregular, e assim, causar certos sintomas como forma de proteção do corpo humano. Tais situações são denominadas como alergias, e pode-se dizer que algumas alergias que afetam diretamente os olhos podem vir a causar um leve inchaço, principalmente aquelas que proporcionam alguma irritação, já que assim, as crianças acabam coçando os mesmos.

Conjuntivite

As conjuntivites se tornaram um dos problemas e doenças oculares mais conhecidas em todo o mundo, e felizmente, esta população auxilia a população a diagnosticar e tratar o problema. Vale dizer que a conjuntivite é classificada como uma das principais causadoras de um globo ocular inchado na atualidade, principalmente a conjuntivite desenvolvida através de uma infecção.

 

Hordéolo

Mais conhecido popularmente como terçol, o hordéolo também é um dos problemas que causam um certo inchaço sobre os olhos, além de muita irritação e vermelhidão. Este problema é caracterizado pela formação de um pequeno nódulo sobre algum dos olhos.

Lesões oculares

Algumas lesões também podem causar o inchaço sob os olhos, principalmente as lesões que atingem diretamente algum dos olhos (ou ambos), já que tal área é extremamente frágil e sensível.

Como tratar o olho (globo ocular) inchado?

Não podemos ignorar o fato de que existem muitas fontes prováveis para o sintoma de globo ocular inchado, e portanto, o seu tratamento acaba variando de caso para caso. De modo geral, o oftalmologista deve recomendar anti-inflamatórios, colírios específicos, uso de óculos de descanso e tampões, e algum outro tratamento referente a principal fonte do inchaço sob os olhos da criança.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.