Crianças com o olho coçando muito: O que pode ser e o que pode causar - SunKids

Crianças com o olho coçando muito: O que pode ser e o que pode causar

Pode-se dizer que os casos de crianças com o olho coçando muito aumentaram consideravelmente nos últimos anos, algo que preocupa bastante os oftalmologista, pois, mesmo parecendo uma prática simples e comum, ela consegue acarretar e proporcionar o desenvolvimento de diversos outros problemas, como o próprio astigmatismo.

Contudo, para auxiliar a completar o desafio de acabar com este problema, nós da SunKids resolvemos separar e disponibilizar todas as informações relevantes que possuem alguma relação com a coceira nos olhos de crianças, algo que todos os pais devem saber, e para isso, basta se atentar às informações a seguir.

O que pode deixar o olho coçando muito de uma criança?

Para começar, decidimos separar os principais motivos que levam uma criança a coçar os seus olhos de forma irregular, algo que deve fazer parte do conhecimento dos pais, para assim, começar a acabar com tal prática.

Costume

Mesmo que pareça algo bobo, é um fato que milhares de crianças coçam os seus olhos simplesmente por costume, algo comumente desenvolvido enquanto ainda eram bebês.

Alergias e Infecções

Diversas alergias e infecções (como a conjuntivite), podem causar grandes irritações sob os olhos, algo que leva a criança a realizar a prática de coçar os olhos de forma irregular.

Dificuldade de enxergar

Uma quantidade significativa de crianças possuem um problema ocular desde o nascimento (congênito), e por conta disso, tendem a ter problemas para enxergar, sendo outra situação que pode levar à coceira nos olhos.

 

Outras doenças

Por fim, mas não menos importante, existem inúmeras doenças oculares que possuem tal sintoma em comum, além de inchaço, vermelhidão, entre outros.

Como identificar a verdadeira fonte do problema?

É um fato que somente um profissional no assunto e na área possui os conhecimentos necessários para poder realizar exames, os quais diagnosticaram a verdadeira fonte do problema que uma criança com o olho coçando muito possui.

Portanto, assim que perceber alguma irregularidade em relação aos olhos do seu filho, seja coceira, irritação, vermelhidão, inchaço, entre outros, é recomendado realizar uma consulta ao oftalmologista o mais breve possível, evitando que tal problema se desenvolva e se torne algo mais sério e preocupante. 

Caso não seja tratado, o que pode causar olho coçando muito?

Para lhe ajudar a ficar por dentro de tudo que diz respeito a uma criança que costuma coçar muito os olhos, também decidimos trazer os principais problemas que podem ser desenvolvidos pela mesma, caso tal prática continue, sem ser realizado algum tratamento para interrompê-la.

 

Infecções

Para começar com chave de ouro, não poderíamos citar outro problema que pode ser derivado de uma criança com o olho coçando muito, além das infecções, como a própria conjuntivite, a qual foi citada mais acima, ou infinitas outras. Estas infecções, além de aumentar ainda mais a irritação nos olhos, ela também pode causar outros sintomas, além de aumentar a probabilidade de desenvolvimento de outros problemas e doenças mais sérias.

Lesões oculares

A prática de coçar repetidamente e frequentemente os olhos também pode vir a ocasionar alguma lesão ocular, ainda mais se for o caso de uma criança, já que na maioria das vezes, elas não possuem conhecimento e noção sobre a grande fragilidade que os olhos possuem. Estas lesões podem ser definidas de acordo com o grau e influência que elas possuem diretamente sob os olhos. Nos piores casos, estas lesões podem causar danos permanentes.

Astigmatismo

Diversos estudos já comprovaram que a situação em que a criança coça irregularmente e desesperadamente os olhos pode ocasionar o desenvolvimento do astigmatismo, considerado como uma das principais síndromes oculares na atualidade. De forma geral, o astigmatismo trás a união dos sintomas da miopia e da hipermetropia em conjunto.

Ou seja, este problema influencia diretamente na capacidade do indivíduo enxergar e identificar objetos sob a visão, independentemente da distância em que o objeto se encontra do indivíduo, também podendo ser denominado como perda da visão, entretanto, na qual pode ser corrigida através de óculos e lentes desenvolvidos para isso.

Contudo, o astigmatismo é um problema extremamente sério, já que em seus casos mais graves (graus de alto valor), o indivíduo se torna totalmente dependente do uso de óculos, algo que irá acompanhá-lo até o resto da vida, e por conta disso, uma criança com o olho coçando muito merece uma maior atenção.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.