Aproximadamente 30% de toda a população necessita do uso de óculos na atualidade: Conheça a situação pós pandemia - SunKids

Aproximadamente 30% de toda a população necessita do uso de óculos na atualidade: Conheça a situação pós pandemia

Afinal, o que é miopia?

A miopia é definida como uma síndrome ocular, dividindo o posto com a hipermetropia e até mesmo o astigmatismo. De forma geral, todos estes problemas dificultam e influenciam diretamente o processo de identificação de objetos por parte da visão.

A principal característica da miopia, na qual difere ela das demais síndromes, é que tal dificuldade na identificação de objetos acontece somente com aqueles que estão localizados a uma distância longa do indivíduo. Ou seja, para resumir a miopia, podemos dizer que ela é uma síndrome ocular que ocasiona a dificuldade de identificar objetos a longa distância.

Esta síndrome pode ser desenvolvida e ocasionada por inúmeras fontes, como por exemplo: hereditariedade, absorção de raios solares, desgaste do globo ocular ou da retina, lesão nos olhos, doenças oculares, infecções, entre outros.

Por que os casos de miopia cresceram durante e pós pandemia?

Como você observou mais acima, a miopia teve um grande aumento de casos durante a pandemia, fazendo com que o período pós pandemia seja extremamente preocupante e crítico, e assim, diversos oftalmologistas e pesquisadores estão em busca de alguma maneira para reverter tal situação. 

Uma das maneiras encontradas, é a conscientização de toda a população sobre as causas e problemas provenientes da miopia, para assim, tentar incentivar as pessoas a preservarem melhor a sua visão. Dentre as principais causas que levaram o aumento de casos de miopia pós pandemia, podemos citar:

 

Utilização excessiva de aparelhos eletrônicos

Sem dúvidas, a utilização excessiva de aparelhos eletrônicos durante a pandemia, um período em que grande parte da população passou diversos dias em casa, juntamente com tais aparelhos, é a principal causa que levou o mundo até a situação em que se encontra hoje.

Muitas pessoas não sabem, mas os aparelhos eletrônicos emitem luzes azuis, algo que também é emitido pelo sol, entretanto, com algumas diferenças. Como a luz do sol é completamente natural, sua absorção acaba trazendo somente benefícios para a saúde humana, algo que não acontece com a absorção das luzes azuis provenientes de eletrônicos.

Tal absorção causa um grande desgaste sobre os olhos, ocasionando a famosa fadiga e cansaço ocular. Mesmo sendo problemas que não entregam grandes riscos, é um fato que os olhos possuem uma menor proteção quando se encontram nesta situação, e portanto, a absorção contínua destas luzes azuis (enquanto estiver com fadiga ocular), aumenta consideravelmente as chances de desenvolvimento de miopia e outros problemas.

Falta de consultas oftalmológicas

A pandemia foi um período em que grande parte das pessoas não podiam sair de casa, também sendo um período que afetou diretamente todos os estabelecimentos, principalmente os consultórios oftalmológicos. Por conta disso, muitas pessoas pararam de fazer suas consultas oftalmológicas, aumentando as chances de desenvolver um problema ocular no período pós pandemia.

Falta de medidas preventivas

Por fim, mas não menos importante, vale dizer que existem diversas práticas e medidas preventivas que devem ser seguidas diariamente, como por exemplo, a utilização de um óculos BlueFlex durante a utilização de aparelhos eletrônicos. Infelizmente, estas práticas não foram corretamente seguidas durante a pandemia.

CONHECER PRODUTO

 

Quais outros problemas estas fontes podem causar?

Além da miopia, estas fontes também podem causar outros problemas, nos quais podemos observar que também tiveram uma grande crescente de casos durante e pós pandemia, algo que você também deve conhecer e se familiarizar, para assim, conseguir evitar!

Dores de cabeça

As dores de cabeça são alguns dos problemas ocasionados pelo excesso de absorção de luzes azuis, e por conta disso, é possível afirmar que milhares de pessoas apresentaram tal sintoma durante a pandemia.

Dor atrás dos olhos

A dor atrás dos olhos pode ser causada pelo mesmo motivo citado acima, algo bem preocupante, já que esta dor consegue influenciar diretamente na nossa concentração e capacidade de enxergar em determinadas situações.

Falta de produtividade e problemas com o sono

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos também proporcionam problemas com sono e falta de produtividade, fazendo com que milhares de pessoas encontrem problemas na escola, trabalho, entre outras obrigações.

Desenvolvimento de outros problemas oculares

Por fim, mas não menos importante, também podemos observar que no período pós pandemia, milhares de pessoas desenvolveram outros problemas oculares além da miopia, algo que foi diretamente influenciado por conta do desgaste e sobrecarga excessiva dos olhos por conta dos aparelhos eletrônicos.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.