Conheça as 4 principais causas de perda da visão da atualidade - SunKids

Conheça as 4 principais causas de perda da visão da atualidade

A perda da visão é um medo que milhares de pessoas possuem, já que esta característica é algo que influencia diretamente a vida de todos os seres humanos. Tal perda pode ser causada por inúmeros motivos e fontes, entretanto, é um fato que a grande maioria pode ser evitada e tratada, caso sejam descobertas com antecedência.

Por conta disso, toda a população deveria ter um conhecimento amplo sobre as principais causas que trazem tal problema, porém, tal situação não é a verdadeira realidade em que vivemos. Grande parte da população desconhece até mesmo a existência destes problemas, e assim, não estão preparadas para lidar com eles quando necessário.

Como se já não bastasse, também é raro encontrarmos pessoas que possuem o hábito de fazer visitas periódicas ao oftalmologista, que é uma prática tão importante quanto às visitas médicas. Por conta destes fatos, podemos observar que aproximadamente 30% de toda a população desenvolveu algum problema ou síndrome ocular, ganhando a necessidade de utilizar óculos.

Dentre estas pessoas, a grande maioria desenvolveu tal necessidade por conta da falta de um tratamento antecipado. Contudo, se você deseja evitar tal situação, nós da SunKids recomendamos que preste muita atenção em todas as informações a seguir, pois elas com certeza lhe ajudarão a se prevenir das principais causas de perda da visão.

As 4 principais causas de perda da visão da atualidade

Para evitar enrolação, e assim, te deixar por dentro de tudo que diz respeito às principais causas da perda de visão na atualidade, resolvemos ir direto ao assunto, trazendo uma breve explicação sobre a catarata, degeneração macular, glaucoma, retinopatia diabética e o descolamento da retina, além de claro, os principais tratamentos destes problemas.

 

Catarata

Mesmo sendo uma doença bem conhecida, pode-se dizer que grande parte da população desconhece as suas origens e sintomas iniciais. Pode-se dizer que a catarata costuma ser derivada do envelhecimento natural, onde o cristalino do olho sofre alguns desgastes, e assim, a visão começa a ter um aspecto embaçado e vai piorando a cada dia que passa, além do indivíduo ter grandes chances de desenvolver fotofobia.

Além do envelhecimento, a catarata pode ser derivada do uso de alguns medicamentos, infecções, danos ao globo ocular, entre outros. Vale dizer que ela pode ser revertida através de uma cirurgia, sendo o tratamento mais indicado na maioria dos casos.

Degeneração macular

Outro problema que costuma ser a causa da perda total da visão na atualidade, é a degeneração macular, que também pode ser denominada como degeneração de retina. Esse problema também costuma ser desenvolvido conforme o envelhecimento, entretanto, a hereditariedade também pode ser uma de suas causas.

Essa doença pode ser evitada com simples hábitos e práticas de saúde, como por exemplo: alimentação saudável, utilização de óculos de sol e óculos BlueFlex, visitas periódicas ao oftalmologista, evitar o fumo, entre outros. Caso a doença já esteja em um grau avançado, também existem algumas medicações e a opção de tratamento com laser.

 

Glaucoma

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o glaucoma, considerada como uma das doenças oculares mais conhecidas de todo o mundo, e infelizmente, ela também pode causar a perda da visão. Ela possui a principal característica de ser uma doença lenta e progressiva, ou seja, os seus sintomas vão aparecendo aos poucos, e quando o indivíduo percebe, a sua visão já está completamente afetada e comprometida.

Infelizmente, o glaucoma não possui cura até o momento, porém, a perda total da visão é um dos sintomas que podem ser evitados caso seja feito um tratamento com medicamentos ou até mesmo cirurgia.

Retinopatia diabética

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de citar a retinopatia diabética, que é um problema desenvolvido em pessoas que possuem níveis de glicose elevados em meio ao sangue, e por conta disso, recebeu a classificação como “diabética”.

O açúcar de forma excessiva no sangue costuma ser um grande problema para todo o sistema e corpo humano, e tendo isso em mente, pode-se dizer que a retina e os vasos sanguíneos presentes nos olhos são extremamente afetados por tal ponto, desenvolvendo uma visão embaçada e o aparecimento de manchas na visão, algo que só vai evoluindo conforme o passar do tempo

Para evitar que esta doença traga a perda da visão, é fundamental ter um controle sobre a diabete, além de fazer consultas frequentes ao oftalmologista, para assim, sempre ter uma base sobre o diagnóstico da sua vista.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.