Conheça os sintomas de vista cansada e as principais causas deste problema

Conheça os sintomas de vista cansada e as principais causas deste problema

Por conta de inúmeros fatores, a fadiga ocular se tornou um problema recorrente e extremamente frequente na vida de todas as pessoas do mundo. Infelizmente, mesmo sendo um problema que não possui riscos em si, é um fato que ele aumenta a possibilidade de desenvolvimento de outros problemas oculares, algo que deve ser levado em consideração. Também não podemos esquecer que os sintomas de vista cansada influenciam diretamente o dia a dia do indivíduo.

Diversos estudos já mostraram que a maior parte da população costuma apresentar a fadiga ocular ao menos 1 vez por mês, um fator extremamente preocupante, ainda mais quando pensamos que aproximadamente 30% de toda a população mundial possui algum tipo de problema ocular na atualidade.

A vista cansada acaba influenciando ainda mais os pequenos, já que durante o crescimento, os olhos tendem a ter uma proteção menor que o normal. Tendo isso em mente, nós da SunKids entramos na missão de espalhar a informação e evitar que os casos deste problema cresçam ainda mais, e para isso, vamos citar os principais sintomas de vista cansada e suas causas, algo que você deve conhecer!

Afinal, o que é vista cansada?

Também denominada como fadiga ocular ou presbiopia, de acordo com o Dr. Mario Jampaulo, (CRM/DF - 12406), vista cansada costuma ser um sintoma proveniente de situações em que os olhos ficam sobrecarregados e chegam no limite de sua energia, proporcionando assim, certa irritação e dificuldade para se manter em funcionamento.

Normalmente este problema é acompanhado de vermelhidão e grande coceira sobre os olhos, já que mesmo estando completamente exaustos, ainda continuamos os utilizando, provocando demais sintomas.

 

Quais as principais causas da fadiga ocular?

É um fato que a grande maioria das pessoas já possuem o conhecimento sobre a existência e definição da fadiga ocular, entretanto, suas causas continuam sendo os maiores mistérios, algo que deve ser mudado o mais breve possível, já que estas causas podem ser evitadas e tratadas, como você verá a seguir.

Doenças oculares

A primeira causa (mais incomum de ser observada), é a fadiga ocular proveniente de alguma doença que afeta diretamente os olhos da pessoa, como por exemplo, a miopia, astigmatismo, e até mesmo a catarata. Estas doenças costumam sim entregar o sintoma de vista cansada para o indivíduo, entretanto, a segunda causa é a mais dominante e que pode ser observada com maior frequência na maioria dos casos.

Uso excessivo de eletrônicos

Não é novidade para ninguém que a tecnologia cresceu muito nos últimos anos, e por conta disso, diversos aparelhos eletrônicos que possuem displays foram desenvolvidos, como por exemplo: televisões, tablets, computadores, celulares, notebooks, entre outros.

Muitas pessoas não sabem, mas estes aparelhos emitem algumas luzes azuis através de suas telas, e tais luzes influenciam diretamente a carga e energia dos nossos olhos. Após um período de tempo de uso dos eletrônicos, caso nenhuma prática de proteção seja feita contra tais luzes azuis, os olhos começam a apresentar a fadiga, algo que vai evoluindo até chegar no limite, provocando uma irritação quase que insuportável para o indivíduo. 

 

Quais são os principais sintomas de vista cansada

Agora que você já conhece um pouco mais do problema em si, finalmente chegou o momento de observar os principais sintomas de vista cansada, já que eles conseguiram lhe ajudar a diagnosticar o problema precocemente, e assim, começar a tratá-lo. Os principais sintomas são:

  • Dores de cabeça;
  • Dores no fundo dos olhos;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Olhos secos;
  • Lacrimejar frequentes;
  • Visão embaçada;
  • Grande sensibilidade a luz;
  • Dificuldade para ler ou identificar alguns objetos;
  • Irregularidade do sono;
  • Falta de concentração e produtividade;
  • Entre outros.

Existe algum tratamento para o problema?

É um fato que você já sabe os principais sintomas de vista cansada, entretanto, o tratamento deste problema ainda deve ser uma grande dúvida para você, certo? Felizmente, este problema pode ser tratado com algumas práticas bem simples, as quais foram recomendadas pelo próprio Dr. Mario Jampaulo, que são:

Entretanto, é de extrema importância que você consulte um oftalmologista antes de realizar qualquer tratamento, para assim, ter certeza da causa do seu problema e as melhores opções de tratamento. Com isso, agora sim pode-se afirmar que você já sabe de tudo que diz respeito aos principais sintomas de vista cansada e causas do problema, portanto, lembre-se de se proteger, já que este problema é mais sério do que aparenta!

PRODUTOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR