Conheça o que é e como é realizado o Teste do Reflexo Vermelho: Um direito para todas as crianças - SunKids

Conheça o que é e como é realizado o Teste do Reflexo Vermelho: Um direito para todas as crianças

Sabemos que a maternidade é uma importantíssima fase para garantir que o desenvolvimento e amadurecimento ocorrerão de forma saudável, já que nesta fase, diversos testes e vacinas já são aplicadas no bebe, com o intuito de garantir a situação citada. Contudo, um dos testes mais importantes que deve ser feito durante este período, é o Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido por muitos como o teste do olhinho.

Há alguns anos, este teste era completamente ignorado e pulado por uma grande quantidade de pessoas, e tal situação levou o mundo a situação atual em que se encontra, onde pelo menos 30% de toda a população possui a necessidade e exigência de utilizar algum tipo de óculos com lentes corretivas, algo proveniente de doenças e problemas oculares.

Tal situação é bem preocupante, ainda mais quando pensamos que a tendência é piorar. Para evitar que o seu filho se torne parte desta estatística, é fundamental realizar o Teste do Reflexo Vermelho, além de claro, saber o seu objetivo e funcionamento, algo que explicaremos a seguir. Portanto, tente prestar muita atenção em todas as informações, pois elas com certeza mudarão o futuro do seu filho!

Afinal, o que é o Teste do Reflexo Vermelho?

Como citado, o Teste do Reflexo Vermelho também pode ser denominado como teste do olhinho, um nome que já se tornou extremamente popular entre os brasileiros, facilitando a sua nomenclatura. Este exame consiste em rastrear e identificar possíveis anormalidades no globo ocular, nas quais alteram diretamente a sua transparência (ou seja, que são consideradas um problema preocupante).

De forma geral, esse teste não consegue diagnosticar de primeira mão qual problema ocular a criança possui, entretanto, ao saber que existe algo de errado, o encaminhamento para o oftalmologista é feito, com o intuito de diagnosticar e começar o tratamento do problema o mais breve possível, garantindo a cura e evitando sequelas futuras.

Muitos pais tendem a crer que este teste causa dor ou incômodo para os filhos, entretanto, tal pensamento está completamente errado. Já foi testado e  comprovado que este teste é completamente indolor, rápido (é realizado em questão de minutos), não causa incômodo a criança (somente se ela possuir alguma anormalidade que reflete diretamente em sua percepção sobre a luz), além disso, ele também é feito utilizando uma técnica comum e simples, aumentando o seu custo-benefício.

Obrigatoriedade e direito

Vale dizer que este teste era somente recomendado pelo Ministério da Saúde há alguns meses atrás, entretanto, após a observação da situação atual do mundo, tal recomendação se tornou uma obrigatoriedade e direito para todas as crianças, algo que muitos pais ainda não sabem, e por conta disso, não reivindicam tal direito. Tal ponto só confirma ainda mais a importância que o Teste do Reflexo Vermelho possui em relação ao desenvolvimento e saúde ocular das crianças, já que são raras as exceções em que um teste ou exame se torna obrigatório durante a maternidade.

 

Quais doenças e problemas podem ser identificados através do Teste do Reflexo Vermelho?

Normalmente, a transparência no globo ocular não significa algo bom, já que a maior parte das doenças e problemas que trazem tal sintoma, possuem a cegueira como o resultado final. Felizmente, também é um fato que grande parte destes problemas possuem cura e tratamento (caso o diagnóstico e o tratamento sejam feitos precocemente). Tendo isso em mente, pode-se citar que as principais doenças que podem ser identificadas através deste teste são:

  • Catarata;
  • Retinoblastoma;
  • Glaucoma;
  • Deslocamento da retina;
  • Toxoplasmose;
  • Estrabismo;
  • Demais doenças inflamatórias;
  • luxação de cristalino;
  • Anisometropia;
  • Entre outros.

Afinal, como é realizado e o que deve ser feito após o teste do olhinho?

Como citado, o teste do olhinho é resumido por um procedimento e técnica extremamente prática e simples. De maneira geral, o médico deverá utilizar um aparelho denominado como oftalmoscópio (o ambiente deve estar escuro). Este aparelho vai redirecionar uma fonte de luz para o globo ocular da criança, com a intenção da pupila dilatar naturalmente.

Com a dilatação, será possível observar a presença de anormalidades referentes a algumas características do globo ocular, como por exemplo, a sua transparência. Caso algum problema seja identificado no Teste do Reflexo Vermelho, os pais deverão se encaminhar para um oftalmologista o mais breve possível, para assim, ter um diagnóstico completo e começar o tratamento.

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.