Visão dos bebês: Conheça todas as principais características e curiosidades sobre os olhos de um recém-nascido! - SunKids

Visão dos bebês: Conheça todas as principais características e curiosidades sobre os olhos de um recém-nascido!

Pode-se dizer que a visão dos bebês possui inúmeras características únicas e diferenças quando comparados a visão de jovens e adultos. Tal ponto deveria ter uma maior atenção na sociedade atualmente, já que a falta de informação sobre o desenvolvimento ocular dos bebês nos fez chegar na situação atual em que o mundo se encontra, já que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 1,4 milhão de crianças possui algum tipo de problema ocular na atualidade, algo extremamente preocupante.

Infelizmente, esta situação ainda possui tendência de piorar, já que a desinformação está se tornando cada vez mais constante entre os pais, além da tecnologia (uma das principais causas destes problemas) está avançando fortemente. Para tentar aliviar um pouco tal situação, nós da SunKids resolvemos separar as principais informações que todos os pais devem saber sobre a visão dos bebês.

Contudo, se você deseja proteger o desenvolvimento ocular dos seus filhos, recomendamos que preste muita atenção em todas as informações a seguir, pois elas com certeza lhe ajudarão a evitar com que o seu filho se torne parte das estatísticas e números que foram citados acima.

Como funciona a visão dos bebês nos primeiros meses de vida?

Algo que a maioria das pessoas não sabem, é que os bebês possuem a característica de nascer com todos os sentidos extremamente desenvolvidos, quase se igualando ao de um adulto. Tal característica é desenvolvida e apresentada por pouquíssimas espécies de seres vivos.

 

Desenvolvimento da visão dos bebês

Entretanto, mesmo apresentando um grande desenvolvimento, não podemos descartar o fato de que a visão de um recém-nascido ainda não está preparada para enfrentar todos os fatores externos presentes na atualidade. Por conta disso, a principal funcionalidade da visão dos bebês nos primeiros momentos, é de que observar somente as coisas mais importantes e necessárias, como por exemplo: luzes, seus pais, alguns sinais de movimentos, entre outros.

Após os primeiros dias, você conseguirá observar que gradativamente, a visão do seu filho irá apresentar grandes desenvolvimentos, como por exemplo: ele conseguirá enxergar objetos localizados a uma maior distância, conseguirá acompanhar movimentos com os olhos, conseguirá diferenciar as cores, entre outros.

Tal característica é algo extremamente comum, proveniente do desenvolvimento, crescimento e amadurecimento natural que todos apresentam, já que além dos olhos, seus membros, coluna e cabeça também apresentam grandes desenvolvimentos, tanto no quesito de formato, quanto no quesito de coordenação motora.

 

Por que acontece a mudança de cor dos olhos de bebês?

Muitas pessoas já perceberam que a cor dos olhos dos bebês tendem a mudar durante o seu crescimento, algo que ainda é uma grande dúvida para milhares de pessoas. De forma geral, todos os olhos possuem um pigmento denominado melanina, algo que também está presente em nossa pele e cabelos. Quanto maior a presença deste pigmento, mais escuros tendem a ficar os olhos.

Quando o bebê nasce, caso seus olhos sejam de alguma cor clara, como por exemplo: azul claro, cinza, verde claro, entre outros, é esperado que tal cor venha a apresentar algumas mudanças  (escurecimento) conforme o passar do tempo. Isso acontece por conta da falta de melanina que estes bebês apresentaram após o nascimento.

Quando a quantidade de melanina nos olhos é irregular (muito baixa), o próprio corpo humano tende a produzir e entregar mais melanina para esta área, para assim, garantir uma maior proteção da mesma. Esta mudança costuma acontecer desde o momento do nascimento até o bebê completar 2 anos de vida.

Quais cuidados devem ser tomados com a visão dos bebês?

Outro ponto essencial que todos os pais devem saber sobre a visão dos seus filhos, são algumas práticas e cuidados que devem ser seguidos e tomados desde o nascimento da criança, para assim, garantir que a mesma apresentará um saudável desenvolvimento ocular, evitando com que a mesma entre na estatística proporcionada pela Organização Mundial da Saúde, citada no começo do artigo.

Para garantir um saudável desenvolvimento ocular, é fundamental que os pais sigam os seguintes passos e práticas:

Deixe um comentário

Obs: Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.